São Paulo, terça-feira, 20 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gera Samba comemora sucesso

PATRICIA DECIA
DA ENVIADA ESPECIAL A SALVADOR

Com um disco de platina -350 mil cópias vendidas- e o sucesso nacional do "tchan", o Gera Samba é considerado "o novo som de Salvador". As músicas do grupo estão no repertório de todos os trios elétricos, de Chiclete com Banana a Daniela Mercury, e a dançarina principal, Carla Soares, 18, foi convidada para posar nua.
Rejeitando o título de pagodeiros, os integrantes do Gera Samba dizem fazer samba de roda. "É samba do Recôncavo, coisa de candomblé, de caboclo", afirma o segundo vocalista da banda, Washington Silva Santos, 34.
Após 13 anos de carreira, os integrantes da banda dizem que a entrada no Carnaval, há dois anos, foi o estopim do sucesso. "Nosso sucesso foi bom para o samba da Bahia, que era muito discriminado", diz o vocalista Beto Jamaica, que foi cantor do bloco afro Ilê-Aiyê durante cinco anos.
Antes de estourar, o Gera Samba só se apresentavam em barzinhos e bailes populares em clubes de Salvador. Os músicos, que se conheceram na escola, tinham empregos paralelos para sobreviver.
Agora, Santos e Beto Jamaica são sócios na produtora Bicho da Cara Preta, que cuida dos negócios do Gera Samba e do grupo Cia. do Pagode -que gravou a "Dança da Garrafa".
A produtora também serve para receber compositores desconhecidos, como Berro e Cicinho, os criadores do "tchan".
Boa parte do sucesso do Gera Samba está na letra das músicas, cheias de duplo sentido. "O povo gosta é de sacanagem. Tem que ter um duplo sentido, senão não prevalece", diz Santos.
Outras três músicas do disco do Gera Samba estão sendo tocadas neste Carnaval: "Paquerei", "Beco do Siri" e "Pega, Rex".
A última, conhecida como a música do "cabelinho", foi inspirada numa festa na casa do segurança do grupo, o Aluvaiá.
É a história de um amigo que come e bebe, numa barraca de rua, mas não quer pagar. Para resolver o problema, o barraqueiro resolve "soltar o cachorro", o "Rex" do título.

Texto Anterior: Daniela recebe Brown e promete 'surpresas'
Próximo Texto: Bloco satiriza igreja Universal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.