São Paulo, terça-feira, 20 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tambores de guerra

MARIA ERCILIA
DA FOLHA ONLINE

A saga Netscape/Microsoft continua. A Netscape transformou seu endereço na Web num manifesto. "Descubra por que dezenas de milhares de pessoas usam servidores Netscape (...) -e por que a Microsoft não pode se comparar à Netscape."
Uau. Tambores de guerra. A Microsoft não ficou atrás. Embora menos explícito, o recado de sua página de abertura tem endereço certo.
"Microsoft lança servidor de informação Internet gratuito -o único servidor de Web desenhado especificamente para o Windows NT- quatro vezes mais rápido que o Netscape."
Parece que as duas deixaram a elegância de lado. A briga não está ganha para ninguém: a Netscape tem uma fatia enorme do mercado de navegadores para a Web, mas pode perder a vantagem se surgirem similares com um bom marketing. A Microsoft simplesmente não está acostumada a enfrentar rivais com 90% do mercado.
Marc Andreessen, 24 anos, criador do Netscape, é capa da última "Time", como "milionário instantâneo". Posou de "continuo um cara simples" etc. Deve estar até meio tonto com o barulho que estão fazendo em torno dele. A mídia americana quer de qualquer jeito transformá-lo o rapaz no novo Bill Gates.
O vírus da censura
Na quinta passada um juiz federal bloqueou temporariamente a lei de censura à indecência na Internet que acaba de ser assinada nos EUA.
A sentença foi o primeiro resultado de um processo movido contra a American Civil Liberties Union contra o governo americano.
O juiz afirmou que o Congresso não pode criminalizar algo que não está bem-explicado -o termo "indecência", vago demais. Substituiu por obscenidade. Já é um avanço...
A Compuserve finalmente suspendeu o banimento sobre os 200 grupos relacionados a sexo que havia cancelado a pedido do governo alemão.
Mas não há muito o que comemorar, porque o vírus da censura está se espalhando que nem gripe.
A China começa a implementar sua política de censura para a Internet, anunciada há duas semanas. Usuários da rede precisam se registrar na polícia e assinar um compromisso de "não prejudicar a nação". Ora...
No Japão um provedor de acesso chamado Bekkoame (http://www.bekkoame.or.jp/) teve máquinas confiscadas e a casa de dois de seus clientes revistada. A acusação era "transmissão de pornografia pela Internet". Não soa familiar?
O pior efeito dessa lei americana pode nem ser a própria. Nos Estados Unidos vai haver um processo atrás do outro e provavelmente a lei vai ser flexibilizada. Mas é bem capaz que outros países comecem a macaquear esse tipo de legislação.

O endereço de NetVox é netvox@folha.com.br

net notas
Confira no http://www.pointcast.com a versão beta do PointCast. Este programa muito bem-bolado é um "screen saver" noticioso! As notícias são transmitidas pela Internet e você pode personalizar o tipo de informação que vai receber. Ele busca sozinho um serviço noticioso gratuito, com despachos da agência Reuters e outras fontes.

O Web Whacker é um programinha super-jeitoso: copia todas as páginas de um endereço na Web. Você define quais diretórios quer que ele reproduza e depois pode explorar as páginas tranquilamente, desligado da Internet. Ótimo para economizar tempo de conexão. O endereço para download é http://www.ffg.com/.

Campinas ganhou um endereço de Web supercolorido: o projeto Radar. É uma revista de programação cultural (http://www.dglnet.com.br/radar/capa.htm). Daqui a alguns dias, muda para o endereço definitivo: http://www.radar.dglnet.com.br.

O passeio-relâmpago de Bill Gates pelo Brasil (29 de fevereiro e 1º de março) vai incluir encontros com membros da Fiesp e da Febraban, além de uma palestra durante um evento do Bradesco. Gates vai doar também parte dos direitos de seu livro "A Estrada do Futuro à Comunidade Solidária, num encontro com Ruth Cardoso.

Larry Ellison, presidente da Oracle (http:/www.oracle.com), mostra no dia 26, em San Francisco (EUA), seu NC (network computer), o computador de US$ 500 para redes. Mas já anunciou que a Oracle não vai fabricar o produto, apenas licenciá-lo.

Texto Anterior: Americanos ditam as regras no evento
Próximo Texto: Irmãs de Evita repudiam filme com Madonna
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.