São Paulo, terça-feira, 20 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Motor novo pede cuidados

HENRIQUE SKUJIS
DA REPORTAGEM LOCAL

A maioria dos manuais do proprietário nem fala mais no assunto, mas amaciar o motor não deve ser considerado coisa do passado.
O amaciamento consiste em um uso mais recatado do motor em seus primeiros quilômetros para uma melhor acomodação das peças como o cilindro e o pistão.
O consultor técnico da Ford Roberto Toth afirma que desde a década de 60 os motores já são ajustados para praticamente dispensarem o amaciamento.
Mas Toth recomenda alguns cuidados nos primeiros mil quilômetros. "As rotações por minuto máximas para cada marcha não devem ser atingidas nesse período", aconselha Toth.
O preparador de motor Vinicius Losacco também não aconselha a subir muito o giro do motor nos primeiros mil quilômetros.
Para Losacco, a melhor maneira de amaciamento é o uso do freio-motor, que consiste em "engatar uma marcha que mantenha a rotação do motor em uma faixa adequada, nem alta, nem baixa".
Luis Yoshimura, também especialista em motor, diz que, mesmo com os motores saindo de fábrica com muito mais precisão do que no passado, a fase de assentamento das peças é necessária.
Yoshimura diz que no período de amaciamento não se deve ultrapassar as 5.000 rpm (rotações por minuto) em nenhuma marcha.
Mesmo a Mercedes-Benz, que tem carros de alta precisão, recomenda um período de amaciamento para seus modelos.
A fábrica aconselha que nos primeiros 1.500 quilômetros, só devem ser atingidos 3/4 da velocidade máxima de cada marcha.
Além disso, o kick-down também não deve ser utilizado. O kick-down é um botão localizado sob o pedal do acelerador. Quando se pisa fundo, automaticamente o motor reduz uma marcha. Com isso, o número de rotações por minuto sobe muito.
A Mercedes diz que as chances de avarias no motor, se as recomendações não forem seguidas, são praticamente nulas.
O engenheiro automobilístico e professor da FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), Ricardo Bock, aconselha a não colocar muita carga no veículo durante o período de amaciamento.

Texto Anterior: Parts & Peças traz cera Zymol natural; O NÚMERO
Próximo Texto: Recondicionados requerem mais atenção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.