São Paulo, terça-feira, 20 de fevereiro de 1996
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Recondicionados requerem mais atenção

HENRIQUE SKUJIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Em caso de motor retificado, os cuidados devem ser maiores. "Um motor recondicionado já não tem a mesma precisão de um motor novo", explica Luis Yoshimura, especialista em motor.
Yoshimura aconselha o preaquecimento do motor antes de elevar o giro: "É bom sair devagar, sem pisar forte no acelerador até o motor estar quente suficiente".
Nos primeiros 500 quilômetros do motor retificado, as rotações por minuto devem atingir apenas 60% da capacidade especificada no manual do proprietário.
Até os 1.000 quilômetros, esse número pode subir para 80%. "Depois dos 1.000 é normal", diz Yoshimura.
Óleo
Outro especialista em motor Vinicius Losacco aconselha a trocar o óleo do motor retificado a cada 3.000 quilômetros.
Losacco diz que o óleo precisa ser verificado com o motor frio. "Com o motor em funcionamento, o óleo sai do cárter, espalha-se pelas partes do motor e dá a impressão de que sempre está faltando óleo".
Ricardo Bock, engenheiro automobilístico e professor da FEI, Faculdade de Engenharia Industrial, diz que a fase de amaciamento depende da precisão da montagem do motor.
Bock explica que um motor mal-amaciado apresenta maior desgaste das peças e que sua "vida útil pode ser reduzida em até 20% se a fase de amaciamento não for respeitada".
Segundo Bock, esse número depende dos cuidados -trocas regulares de óleo e verificação do nível da água, por exemplo- e do nível de exigência do motor.
Velocidade
O consultor técnico da Ford Roberto Toth, aconselha ainda a não manter uma velocidade elevada por longos percursos. "Depois de um tempo a 110 ou 120 km/h, é bom tirar um pouco pé".
Losacco e Yoshimura dizem que o problema é que altas velocidades muitas vezes exigem uma elevação da rotações do motor.
(HS)

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