São Paulo, quinta-feira, 22 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo definirá em março se vai antecipar receita para municípios

ARI CIPOLA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MACEIÓ

O ministro da Fazenda, Pedro Malan, deverá anunciar no próximo dia 10 se o governo vai conceder antecipação de receita aos municípios, conforme reivindicação da Confederação Nacional dos Municípios.
A informação é do prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa (PSB), vice-presidente da confederação.
Os prefeitos querem tratamento semelhante ao dispensado aos Estados em dificuldades financeiras.
A CNM pretende que o governo antecipe um mês de repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), verba transferida mensalmente para as prefeituras.
O dinheiro seria usado para equilibrar as contas das prefeituras que não conseguiram pagar o 13º salário dos servidores municipais.
Segundo Lessa, cerca de 65% das prefeituras do país ainda não pagaram o 13º. A maioria das prefeituras que pagaram, de acordo com o prefeito, tiveram de contrair financiamento no mercado financeiro para cobrir a despesa.
O governo federal transfere mensalmente cerca de R$ 620 milhões aos municípios. A antecipação desse montante seria paga em 12 parcelas pelos municípios, conforme proposta que o ministério analisa desde dezembro.
Lessa se reuniu com Malan na semana passada. Segundo ele, a idéia do ministro é captar os R$ 620 milhões no mercado financeiro internacional e repassá-los aos municípios. Pela proposta, não haverá custo para o Tesouro Nacional. As prefeituras pagariam o principal e os juros da operação.

Texto Anterior: Xocós gravam CD de cânticos
Próximo Texto: Único banco do Amazonas raciona sangue
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.