São Paulo, quinta-feira, 22 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Único banco do Amazonas raciona sangue

DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

O Hemoam (Fundação de Hematologia do Amazonas), único banco de sangue do Estado, está fazendo um racionamento do sangue fornecido para os hospitais.
Segundo a diretora do Hemoam, Leny Passos, o sangue estocado está sendo fornecido apenas em "emergências absolutas".
Desde janeiro, o Hemoam está recebendo a metade da quantidade de sangue necessária para abastecer os hospitais do Amazonas. Atualmente, o número de bolsas coletadas é de 150 por dia. Até dezembro, eram 300.
O principal motivo da queda é a obrigatoriedade de exame para constatar a presença do vírus da hepatite. A medida é exigência do Ministério da Saúde. No Amazonas, a hepatite é endêmica -existe sempre. Com o exame, o Hemoam perdeu cerca de 35% dos doadores.
Segundo Passos, a fundação está promovendo uma campanha para recrutar novos doadores. Uma equipe de técnicos está fazendo palestras com funcionários nas indústrias da Zona Franca de Manaus. Em casos de cirurgias, o Hemoam exige das famílias dos pacientes pelo menos três doadores antes de liberar o sangue.

Texto Anterior: Governo definirá em março se vai antecipar receita para municípios
Próximo Texto: Santos utiliza nova droga contra a Aids
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.