São Paulo, quinta-feira, 22 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ônibus cai de ponte em MG e 31 morrem

CARLOS HENRIQUE SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Pelo menos 31 pessoas morreram em um acidente com um ônibus da viação São Geraldo, na madrugada de ontem, próximo ao município de Caeté, a 53 km a leste de Belo Horizonte (MG).
O ônibus caiu de uma ponte no km 266 da BR-262. Os sobreviventes do acidente foram transportados para hospitais da região metropolitana de Belo Horizonte. Nove passageiros ficaram gravemente feridos.
Quatro ônibus que viajavam no sentido Espírito Santo-Minas Gerais, logo atrás do ônibus que caiu da ponte, não conseguiram parar, provocando um engavetamento e deixando mais 15 pessoas feridas.
O ônibus saiu de Marataízes (ES) às 19h30 de anteontem, levando para Belo Horizonte turistas que passaram o Carnaval no litoral capixaba.
Às 4h, o ônibus saiu da pista, quebrou a mureta de uma ponte e caiu, de uma altura de 17 metros, num córrego. As rodas do ônibus ficaram viradas para cima.
Segundo os passageiros, chovia muito e o motorista João Nunes de Oliveira, que morreu no acidente, dirigia em alta velocidade.
"Eu estava dormindo e não vi o que aconteceu, mas tinha acordado durante a viagem e vi que o motorista estava correndo muito. Fiquei com medo, mas voltei a dormir", disse a industriária Sílvia Maria de Lacerda, 29.
Malas
A assistente social Luciana Marinho, estagiária de um hospital de Belo Horizonte, conversou com a passageira Cláudia Rodrigues, que estava acordada no momento do acidente.
A passageira, que recebeu alta ontem, lhe contou que não conseguia dormir porque as malas que estavam no bagageiro caíam a todo momento, devido à velocidade em que o ônibus viajava.
Cláudia Rodrigues teria visto, pouco antes do acidente, um clarão, que poderia ser o farol de um caminhão ou de um automóvel que cruzava com o ônibus.
Em seguida, houve uma derrapagem e o ônibus caiu da ponte.
O motorista Hélio Antunes Pessoa, que viajava de carro de Guarapari (ES) para Belo Horizonte, foi o primeiro a chegar no local do acidente.
Pessoa parou quando viu a mureta quebrada na ponte e viu o ônibus caído com as rodas para cima. Ele fez outros carros parar e começou a resgatar os sobreviventes.
Dois passageiros ficaram presos nas ferragens, ainda com vida, e foram retirados somente após a chegada do Corpo de Bombeiros. Um grande número de veículos parou em cima da ponte, para observar o resgate das vítimas.
O resgate das vítimas provocou a interrupção da BR-262 nos dois sentidos, causando um engarrafamento de 12 quilômetros no local.

Texto Anterior: Polícia apreende 2,2 toneladas de maconha
Próximo Texto: Causas são investigadas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.