São Paulo, quinta-feira, 22 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maia diz que Betinho 'quer dar golpe'

RONI LIMA; CLÁUDIA MATTOS
DA SUCURSAL DO RIO

O prefeito do Rio, César Maia (PFL), disse que o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, "quer dar um golpe" ao propor que ele, Maia, seja afastado do cargo. Para ele, Betinho não tem votos para vencê-lo numa eleição.
Betinho defendeu o afastamento por considerar o prefeito culpado pela tragédia da semana passada no Rio, quando 68 pessoas morreram em deslizamentos e enchentes, depois de dois dias de chuva.
O sociólogo acha também que ele foi omisso no atendimento aos desabrigados. Maia declarou que iria rezar por Betinho.
Para o prefeito, o sociológo merece sua oração por ser "uma pessoa que reagiu a dois traumas". O primeiro teria sido causado pela derrota de Benedita da Silva (PT), candidata à prefeita em 92.
Além disso, segundo Maia, o sociólogo teria se omitido nas enchentes de 88. Ele disse que Betinho era "secretário especial, o ouvidor" do prefeito Saturnino Braga (PSB), e não foi visto então em qualquer lugar atingido.
Betinho respondeu que o prefeito, "mais uma vez", foi mal-assessorado. "Eu nunca fui secretário especial do Saturnino, e nunca fui responsável por atender os atingidos pelas enchentes."
Hoje, a bancada dos vereadores do PT deverá se reunir na Câmara para avaliar a viabilidade de ser encaminhado o processo de impeachment do prefeito.
O coordenador do movimento Viva Rio, Rubem César Fernandes, disse considerar perigosa a campanha de Betinho, pelo risco de que se transforme "em objeto político de campanha dos possíveis candidatos à prefeitura".
Alencar
O governador Marcello Alencar disse que o governo não é culpado pela morte e os estragos causados pela chuvas. Para ele, não se pode atribuir a alguém a responsabilidade por fatos gerados pela "natureza imponderável".
Alencar chegou ontem dos EUA, onde esteve desde o dia 13, em reuniões com Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Texto Anterior: Motoristas se adaptam e aprovam mudanças nas ruas da Vila Mariana
Próximo Texto: Encontro reúne 9 trios na praça Castro Alves
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.