São Paulo, quinta-feira, 22 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

C-Bond despenca durante o Carnaval

JOÃO CARLOS DE OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O mais negociado título da dívida externa brasileira, o C-Bond, desceu a ladeira no Carnaval.
Com queda acumulada (de 16 a 21 de janeiro) de 5,72%, fechou ontem no patamar de US$ 0,6400. Essa é a mais baixa cotação desde 19 de janeiro.
O IDU, um título mais curto, que vence em janeiro de 2001, caiu menos (0,83%) e fechou cotado a US$ 0,8950.
A queda do valor dos títulos brasileiros é um reflexo das declarações de Alan Greenspan, presidente do banco central dos EUA, o Federal Reserve, que tiraram do cenário de curto prazo a possibilidade de novo corte dos juros.
O mercado trabalhava, anteriormente, apostando em uma queda de mais 0,25 ponto percentual e imaginava que a economia norte-americana continuava em recessão -avaliação que os últimos indicadores não confirmam.
Ou seja, o mercado não reagiu a uma elevação da taxas, mas ao fato de que foram frustradas as expectativas de nova queda.
Essa frustração alterou a curva de taxas previstas para o longo prazo. O ajuste foi efetivado na terça e consolidado ontem.
Os títulos de 30 anos norte-americanos fecharam no patamar de 6,4% ao ano. Antes, giravam em torno de 6,1%.
Os títulos de 30 anos servem de referencial de ganho para os que buscam alternativas de investimento -eventualmente, redirecionando recursos para os chamados mercados emergentes.
Logo, esperam os analistas, o fluxo de investimento deve cair.
Ontem, os ADRs (Recibos de depósitos) da Telebrás fecharam com queda de 2,7%, sinalizando um dia de baixa para a Bolsa paulista hoje.
Ontem, o BC emprestou recursos ao mercado, no over, por dois dias, à taxa-over de 3,81%. A taxa média do over ficou em 3,79%, embutindo uma expectativa de taxa efetiva de 2,37%.
Não começou a transição das taxas para março, que, espera o mercado, terá juro efetivo menor, cerca de 2,22%. As cadernetas que vencem hoje pagam 1,7483%.
\(João Carlos de Oliveira)

Texto Anterior: Mirage foi criação de Marcel Dassault
Próximo Texto: Kaiser ultrapassa concorrentes em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.