São Paulo, quinta-feira, 22 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kaiser ultrapassa concorrentes em SP

CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Kaiser, o terceiro maior fabricante de cervejas do país, conseguiu bater neste verão seus dois maiores concorrentes, nas vendas na Grande São Paulo.
Nos meses de dezembro e janeiro, pela primeira vez, as cervejas da marca Kaiser foram as mais vendidas na região.
Sua participação chegou a 28,6% do mercado, segundo os dados do Instituto Nielsen, que mede as vendas de uma série de produtos de consumo popular, inclusive de bebidas.
A Brahma ficou em segundo lugar, com 28,2%, e a Antarctica, com 25,2% do mercado, que inclui a capital e cidades vizinhas, como a região do ABC.
Este não foi o único resultado expressivo conseguido pela Kaiser neste verão. Os dados da Nielsen mostram que a empresa aumentou sua participação também no mercado nacional, passando de 14,9% no bimestre outubro/novembro para 15,5% em dezembro/janeiro.
Todas as outras grandes cervejarias que atuam no Brasil perderam participação. A Brahma continua em primeiro lugar em vendas, mas sua participação no mercado caiu de 30,9% para 30,1% nos dois últimos meses.
A Antarctica manteve a segunda posição, com 28,3%. A Skol continua vendendo mais do que a Kaiser, em termos nacionais, com uma fatia de 16,8% do mercado.
As marcas de cerveja que estão ganhando mercado são as importadas. O último levantamento do Nielsen mostra que hoje 4,1% de todas as cervejas consumidas no Brasil nos dois últimos meses eram fabricadas fora do país.
A Kaiser investe de forma significativa em marketing, mas seus investimentos são menores do que os da Antarctica e Brahma.
A campanha da Kaiser se diferenciou dos anúncios de seus dois concorrentes com a figura de um personagem, o "Baixinho".
A expectativa da Kaiser é de que suas vendas continuem crescendo acima da média do mercado também em outras regiões que não a Grande São Paulo e Curitiba (onde é a segunda mais consumida, perdendo para a Antarctica).
Para isso, a direção da empresa conta com um melhor esquema de distribuição a partir da inauguração de fábricas em outras regiões, como no Nordeste, por exemplo.
A primeira fábrica da Kaiser no Nordeste foi inaugurada no ano passado em Feira de Santana, na Bahia. A próxima será em Pacatuba, na região de Fortaleza (CE), a ser inaugurada no início de 97. E já se estuda uma terceira unidade, provavelmente em Pernambuco.

Texto Anterior: C-Bond despenca durante o Carnaval
Próximo Texto: Cervejarias têm melhor Carnaval dos anos 90
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.