São Paulo, quinta-feira, 22 de fevereiro de 1996
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Tempo trabalha por Peckinpah

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

Em "Os Implacáveis" (HBO, 14h30), o que importa é o homem preso a uma engrenagem -a do crime. E tudo no filme, desde as imagens dos letreiros de apresentação, evoca essa idéia de engrenagem, do homem só às voltas com uma estrutura poderosa em que a "boa" sociedade e o mundo do crime convivem em harmonia.
Mas é sobretudo a montagem originalíssima que dá a medida da audácia do diretor Sam Peckinpah. Em uma única sequência, o passado, o presente, o imaginado podem se alternar. Um puxa o outro, criando a identidade entre narração e engrenagem, ao mesmo tempo em que expõe a natureza arbitrária da narração.
A refilmagem de 1994, "A Fuga", de Roger Donaldson, é um ótimo campo para comparação. Mostra a diferença entre um filme pessoal e um impessoal, entre um autor (Peckinpah) e um fazedor de filmes.
Apenas Kim Basinger, no papel que aqui é de Ali MacGraw, sustenta-se na comparação.
(IA)

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