São Paulo, sábado, 24 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'O Que É Isso Companheiro' terá filha do embaixador

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

Valery Elbrick, filha do ex-embaixador norte-americano Charles Elbrick, deverá participar do filme "O Que é Isso Companheiro", de Bruno Barreto, que conta a história do sequestro de seu pai por terroristas de esquerda, no Rio, em setembro de 1969.
Valery entrou em contato com Lucy Barreto, produtora do filme, e disse ter interesse em vir ao Rio para assistir parte das filmagens, que começam no dia 8 de março.
A partir daí, Lucy e Bruno Barreto tiveram a idéia de colocar a própria filha do embaixador no filme. Sua participação deverá ser simples, sem nenhuma fala.
"Estamos pensando em colocar Valery como figurante na cena que mostra uma festa na embaixada norte-americana. Acho que seria uma forma de agradecer o apoio que ela nos tem dado", disse Lucy.
Valery Elbrick e William Elton, segundo homem da embaixada no Brasil e que substituiu Elbrick durante o sequestro, foram entrevistados nos Estados Unidos por Bruno Barreto e Leopoldo Serran, autor do roteiro.
Durante a entrevista, a filha do embaixador mostrou a Barreto e Serran gravações de entrevistas do pai feitas logo após o sequestro. Charles Elbrick morreu em abril de 1983.
Mostrou também um exemplar do livro "O Que é Isso Companheiro", de Fernando Gabeira, que pertencia a Elbrick.
No livro, que serviu de base para o roteiro de Serran, Elbrick fez várias anotações. Numa delas, escreveu "wrong" (errado, em inglês) ao lado do parágrafo em que Gabeira afirma que os sequestradores lhe deram um livro de poesias de Ho Chi Min.
Segundo as anotações do embaixador, ele teria recebido o "Livro Vermelho", de Mao Tse Tung.
Valery também emprestou aos produtores do filme várias fotos do pai ao lado de personalidades brasileiras como o ex-governador paulista Abreu Sodré e o senador José Sarney (PMDB-AP).
As fotos estão sendo usadas para ajudar na confecção dos figurinos do filme, que tem orçamento de R$ 2,7 milhões.
Além disso, serão usadas na composição do cenário da embaixada: estarão nos porta-retratos da sala de Elbrick.
"As conversas com Valery e com Elton causaram muitas mudanças em nosso roteiro", explica o diretor Bruno Barreto, 40.
As divergências entre os participantes do sequestro sobre a versão apresentada por Gabeira em seu livro não preocupam o diretor.
"Literatura não dá cinema. O livro é só um ponto de partida. Não estou fazendo um documentário, mas um filme de ficção usando como base uma história real", diz o diretor.
Barreto pretende começar esta semana os ensaios com o elenco de "O Que é Isso Companheiro". Além de Alan Arkin, no papel de Elbrick, estão escalados Pedro Cardoso para o papel de Gabeira e as atrizes Fernanda Torres e Claudia Abreu, interpretando duas terroristas do grupo de sequestradores. Outros 40 nomes completam o elenco.

Texto Anterior: Eva Saro expõe outdoors reciclados
Próximo Texto: Bomba! Bomba! Dona Ruth é Dez!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.