São Paulo, sábado, 24 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grotowski vem ao Brasil em outubro

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DA REPORTAGEM LOCAL

Criador de um método teatral e um dos principais nomes do teatro no século 20, o polonês Jerzy Grotowski, 62, vem ao Brasil ao outubro. Ele é a principal atração de um simpósio internacional de teatro promovido pelo CPT (Centro de Pesquisa Teatral) do Sesc, dirigido por Antunes Filho.
Com o objetivo de discutir as pesquisas de Grotowski, o simpósio ocorrerá entre os dias 14 e 16 de outubro, no Sesc Pompéia, em São Paulo. Ele falará em público sobre seu trabalho atual, "A Arte como Veículo", que desenvolve há dez anos na Itália.
"Ele vai expor suas concepções sobre a arte como veículo pela primeira vez. Só ao final de um trabalho, ele começa a falar. Antes, o trabalho é desenvolvido em um retiro artístico", afirmou sua assistente Carla Pollastrelli, que veio ao Brasil para acertos do evento.
Além do simpósio, estão previstas duas sessões nos dias 3 e 7 de outubro do único registro filmado do trabalho atual de Grotowski.
Avesso a aparições públicas, Grotowski também parou de encenar na década de 70. "Ele não faz espetáculos há 25 anos e não fará aqui", diz Carla. Ela disse que o trabalho de Grotowski "é contra o espírito do nosso tempo, pois é desenvolvido de forma fechada e não aparece no jornal ou na televisão".
Grotowski, que já esteve no brasil na década de 70, foi o criador do "Teatro Pobre", fundamentado no trabalho do ator e que considera figurinos, cenários, música e efeitos de luz dispensáveis no teatro. Foi pioneiro no uso de espaços cênicos variados para cada espetáculo e do "training", o treinamento contínuo do ator.

Texto Anterior: Coluna Joyce Pascowitch
Próximo Texto: Cinema asiático ganha destaque em Berlim
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.