São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reforma gráfica facilita a leitura

DA REPORTAGEM LOCAL

A Folha vai se tornar um jornal mais fácil de ler com o nov projeto gráfico. As páginas terão uma nova organização interna, planejada para tornar a leitura mais rápida e confortável.
A melhor organização da página atende a um imperativo do jornalismo contemporâneo: o público dedica cada menos tempo à leitura de jornal, como mostram pesquisas do Datafolha feitas desde 1988.
O novo projeto buscou adequar o jornal às necessidades do leitor contemporâneo. De agora em diante, todas as reportagens serão precedidas por um sobretítulo, que explicitará o conteúdo do texto. Isso permitirá que o leitor localize mais rapidamente os temas que lhe interessam.
O jornal será totalmente estruturado em módulos, assegurando melhor disposição interna das páginas. Os textos serão mais concisos, de acordo com a tendência da imprensa mundial. O número de textos informativos vai aumentar. Como o novo centro gráfico permite uma impressão mais rápida, o leitor receberá dados mais atualizados.
As páginas terão fotos maiores, para que o leitor disponha de um produto visual mais elaborado. O número de páginas coloridas vai dobrar em relação às atuais edições: todas as capas de caderno serão coloridas e os suplementos também terão cor nas páginas internas. A partir de agosto, quando todas as novas impressoras entrarem em operação, a Folha passará a circular com cores em 75% das páginas.
As cores não terão apenas um papel decorativo. Integradas ao novo projeto gráfico, elas servirão para informar e sinalizar. Cada caderno será identificado por uma cor, permitindo que o leitor localize mais rapidamente as reportagens. O uso da cor servirá também para frisar a hierarquia de assuntos nas páginas.

Texto Anterior: Mudanças gráficas tornam a leitura mais ágil
Próximo Texto: Quem são os autores da letra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.