São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mudanças gráficas tornam a leitura mais ágil

1921 - No dia 19 de fevereiro, circula pela primeira vez a "Folha da Noite". Como era padrão à época, não havia nenhuma foto na primeira página e os textos eram longos.

1925 - Estréia no dia 1º de julho a "Folha da Manhã". A concepção gráfica do jornal já tinha um quê do modernismo, movimento de renovação estética que havia eclodido em 1922. Um quarto da primeira página é ocupado por uma charge de Belmonte.

1959 - A Folha cria seu primeiro caderno, a ilustrada, em 1º de abril. A idéia é facilitar a leitura, agrupando num mesmo espaço textos sobre artes e espetáculos.

1975 - A página 2, até então ocupada pelo noticiário internacional, passa a abrigar artigos e as colunas "São Paulo" e "Brasília" a partir de 26 de junho.

1976 - "Tendências/Debates" começa a circular no dia 22 de junho. A seção abrigaria textos de intelectuais e políticos perseguidos pelo regime militar.

1987 - A Folha lança em 26 de julho o caderno Cidades e passa a ser o primeiro jornal do país totalmente organizado em cadernos.

1988 - As capas dos cadernos diários passam a partir de 26 de julho a serem moduladas -seguem uma série de modelos fixos. São criadas chamadas no alto das capas, que aumentam a concentração de informação na parte superior da página.

1988 - No dia 2 de agosto, todo o jornal passa a ser modulado -textos com tamanhos pré-definidos que se encaixam perfeitamente. A Folha ganha em clareza e rapidez na leitura.

1989 - O tamanho das letras dos textos aumenta em 10% e o espaço entre as linhas, em 15% a partir de 24 de maio. A mudança facilita a leitura. O jornal adota uma nova letra, a Times.

1990 - Muda o logotipo da Folha na Primeira Página em 4 de março. Ficou mais fácil distinguí-lo de longe. Também foram alteradas a tipografia de créditos de fotos e textos, de legendas, de quadros e gráficos e dos títulos das seções.

1992 - Para se adaptar à recessão e facilitar a leitura, o tamanho da letra de textos sofre uma ligeira condensação a partir de 16 de fevereiro. O espaço que separa uma linha de outra também é reduzido. Com essa operação, o jornal ganhou mais espaço -o equivalente a 1,5 página por dia. A Primeira Página passa a circular colorida todos os dias e é criado o caderno Mais!

1996 - Novo projeto gráfico prevê uso de cores em 75% das páginas do jornal. Os cadernos passam a ser identificados por cores. As letras dos textos, dos títulos e dos quadros também são alteradas para tornar a leitura mais cômoda.

Texto Anterior: Novo projeto usa letra exclusiva
Próximo Texto: Reforma gráfica facilita a leitura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.