São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pioneirismo tecnológico começou na década de 60

1968 - A Folha foi o primeiro jornal diário de grande tiragem no mundo a adotar impressoras off-set. Com a nova técnica, em que chapas de alumínio substituem as de chumbo, a impressão ganha em nitidez. As três rotativas Goss Urbanite imprimiam 135 mil exemplares por hora. Na foto acima, Octavio Frias de Oliveira, "publisher"da Folha, mostra a visitantes jornais impressos em outubro de 1967.

1970 - A Folha adquire a segunda maior rotativa do mundo em porte, a Goss Metro Off-Set. Só perde em tamanho para as impressoras do "Daily Mirror", de Belfast (Irlanda). Imprimia jornais coloridos de até 112 páginas, a uma velocidade de 70 mil exemplares por hora.

1971 - O jornal abandona a composição a chumbo e adota o sistema eletrônico de foto-composição. Antes, o textos do jornal eram montados em chumbo, letra por letra.

1983 - A Folha é o primeiro jornal brasileiro a instalar computadores na Redação. Com eles, os jornalistas passam a controlar todo o processo sobre o texto -escrevem a reportagem, o título e a legenda da foto. O jornal economiza 40 minutos em seu processo de produção. O sistema custou cerca de US$ 2 milhões.

1989 - O jornal passa a usar computadores Macintosh para produzir quadros, gráficos e mapas.

1990 - Paginadoras Harris, similares a um computador tipo PC, são usadas para criar o lay-out e montar as páginas. Antes, as páginas eram montadas manualmente.

1993 - O Banco de Dados instala uma rede de computadores para armazenar todos os textos da Folha. Jornalistas podem fazer pesquisas na tela de seu computador. O Folha Informações é informatizado. Resultados de futebol e F-1 podem ser consultados em computador, via telefone.

1994 - A Folha é o primeiro jornal brasileiro a ter um banco de imagens digital. As fotos deixam de ser ampliadas em papel e passam a ser armazenadas em computador. No dia 21 de março, a Folha publica pela primeira vez na América Latina uma foto feita com câmera digital. Com a nova tecnologia, um disquete substitui o filme.

1995 - Lançados em CD-ROM todos os textos publicados pela Folha em 1994. O produto é pioneiro no Brasil. Começa a funcionar em julho a Folha Web, o serviço de notícias do jornal veiculado pela Internet. O jornal inaugura o seu Centro Tecnológico Gráfico.

Texto Anterior: Projeto obedece a normas ecológicas
Próximo Texto: Nova rotativa traz cor total
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.