São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Páginas vão percorrer 35 km

DA REPORTAGEM LOCAL

As páginas da Folha vão fazer um passeio de 35 km no ar para chegar ao novo centro gráfico. Logo que são finalizadas em computadores na Redação, elas são transmitidas por microondas para a antena do SBT no Sumaré (zona oeste) e de lá retransmitidas para Tamboré.
As páginas precisam passar pela antena do SBT porque o sistema de microondas não pode ter obstáculos pela frente. No caso da Folha, os obstáculos entre as antenas da alameda Barão de Limeira e do centro gráfico são prédios na região da Lapa e morros em Tamboré.
A página pode ser transmitida por microondas porque é feita em computador. Para ser enviada, a página colorida é decomposta nas quatro cores usadas para imprimi-la -amarelo, vermelho, azul e preto. Num hipotético jornal de 64 páginas, são transmitidas 256 páginas.
O sistema tem capacidade para transmitir uma página a cada um minuto e meio. Em uma hora e meia, as hipotéticas 64 páginas já estariam prontas para entrarem nas rotativas no CTG-F.
Cada página ocupa arquivos que vão de 4 a 20 megabytes, dependendo do número e do tamanho das fotos coloridas. O envio diário de 64 páginas coloridas equivale à transmissão de uma enciclopédia eletrônica em CD-ROM com som, fotos, vídeo e textos equivalentes a 26 volumes. Doze computadores são usados no processo.

Texto Anterior: Nova rotativa traz cor total
Próximo Texto: Automação chega à gráfica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.