São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Automação chega à gráfica

DA REPORTAGEM LOCAL

O novo centro gráfico marca a introdução de computadores na impressão de jornais. O funcionamento das impressoras pode ser conferido e corrigido na tela de um computador. Agora, todo o ciclo de produção de um jornal -do texto à impressão- passa a ser automatizado na Folha. A Redação dispõe de computadores desde 1983.
Os computadores das impressoras são do tipo "touch screen" -acionados com um toque de dedo na tela. Com esse gesto é possível checar se o papel está acabando ou corrigir um enventual desvio de cor na impressão.
Para ser colorida, a página precisa passar por rotativas de quatro cores (vermelho, amarelo, azul e preto). As fotos coloridas que você vê no jornal resultam da soma dessas cores. Se a combinação de cores não for dosada corretamente, a foto não sai bem impressa.
Com o uso de computadores, esse tipo de defeito é cada vez mais remoto. A combinação exata das cores da página fica armazenada na memória da máquina.

Texto Anterior: Páginas vão percorrer 35 km
Próximo Texto: Cor vira regra nos Estados Unidos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.