São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paulistas se contaminam no Rio

PATRICIA DECIA
DA REPORTAGEM LOCAL

O Rio de Janeiro estaria sob a ameaça de uma epidemia de conjuntivite. A disseminação da doença, beneficiada pelo calor e pelas aglomerações, estaria atingindo principalmente os moradores das favelas cariocas.
Após o Carnaval, o oftalmologista paulista Carmo Mandia Júnior atendeu em sua clínica três casos de conjuntivite em pacientes que acabavam de voltar do Rio.
Segundo o médico, eles apresentavam conjuntivite hemorrágica. Trata-se de uma conjuntivite atípica, ou seja, não muito frequente, segundo Mandia.
Ela é causada por um vírus e provoca pequenos pontos de hemorragia nos olhos, que apresentam "vermelhidão" intensa.
"Senti um discreto aumento de casos no meu consultório. Pode ser uma coincidência, ainda não temos números definitivos", afirmou o oftalmologista.
O médico e professor da USP, Nilton Kara José, afirma que as chuvas que atingiram a cidade nas últimas semanas não têm a menor relação com um possível aumento de casos no Rio.
(PD)

Texto Anterior: Aglomerações facilitam o contágio de conjuntivite
Próximo Texto: SAIBA MAIS SOBRE A CONJUNTIVITE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.