São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 1996
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Lojas investem US$ 40 milhões no crediário

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

Grandes redes de lojas e financeiras estão investindo cerca de US$ 40 milhões para modernizar o sistema de crediário.
A estabilidade da economia, a queda dos juros e os prazos mais longos de pagamento já não bastam para atrair a clientela.
Lojistas detectaram que ser rápido na aprovação do crédito é peça importante na hora de o consumidor decidir-se por uma compra.
Por isso, as grandes redes, que têm até 65% do faturamento representado pela venda a prazo, aceleraram, no último ano, o processo de informatização das lojas pensando sobretudo no crediário.
O Ponto Frio, que tem 200 lojas espalhadas pelo país, investiu US$ 5 milhões no ano passado e vai investir mais US$ 15 milhões neste ano para tornar mais rápida a liberação do crédito.
Um cliente novo do Ponto Frio pode ter em 20 minutos, em média, seu crédito aprovado, se estiver com todos os documentos em mãos (RG, CIC e comprovantes de salário e residência), informa David Epsztejn, diretor de crédito e cobrança.
Até o final do ano, conta ele, a estratégia da empresa é reduzir esse tempo para 12 minutos. "Estamos estudando novas formas para análise automática de crédito que independem da atuação humana. Até abril de 1997, 85% da análise do crediário será automática."
Há cerca de cinco meses, a Casas Bahia experimenta novo sistema de crédito automático.
Após a entrega dos documentos e entrevista com um funcionário, o crédito é liberado em cerca de dez minutos, em média.
"Chegamos a demorar meia hora há um ano", conta Celso Amancio, gerente-geral de crédito e cobrança das Casas Bahia.
Segundo ele, as lojas estão "ligadas" por terminais à matriz que acessa o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), também por computador. "Nossa idéia é cortar o tempo de aprovação do crediário para cinco minutos."
A Lojas Cem é outra que se prepara para cortar o prazo de liberação do crediário, que hoje demora cerca de 15 minutos e ainda precisa da intervenção do gerente.
"Estamos treinando um auxiliar de caixa para fazer mais rapidamente esse serviço e participar do processo de informatização do crediário", diz Edson Aparecido Alves dos Santos, gerente de treinamento e vendas da Lojas Cem.
Só neste ano, a empresa vai investir US$ 5 milhões na informatização das lojas.
"É que, com o real, diminuiu muito a diferença de preço entre as lojas. Quem liberar o crédito mais rapidamente vai ganhar o cliente."
No Magazine Luiza, o investimento no crediário deve ser da ordem de US$ 700 mil neste ano.
William Moraes, diretor-administrativo da empresa, que tem 54 lojas nos Estados de São Paulo e Minas, informa que a aprovação do crédito para um cliente novo demora até 15 minutos e, para um antigo, menos de dois minutos.
É que desde 1989 o Magazine Luiza trabalha com cartão próprio, que rapidamente mostra o histórico de um bom ou de um mau cliente num terminal.
Para Moraes, a aprovação rápida do crediário é fundamental hoje para o bom desempenho da loja. "Como não há mais grandes diferenças de preços, tem que haver diferencial no atendimento."
A Arapuã, que tem 208 lojas no país, libera o crédito em 15 minutos, no máximo, informa Caio Jacob, diretor-presidente.
"Mas a regra é encurtar cada vez mais esse tempo." Segundo ele, a empresa está investindo cerca de US$ 12 milhões na informatização das lojas.

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