São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 1996 |
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Consumidores elogiam rapidez
FÁTIMA FERNANDES; MÁRCIA DE CHIARA
Optou pelo pagamento a prazo -quatro vezes, sem entrada- e gostou da rapidez na liberação do crédito. A entrevista da funcionária da loja com Formagio demorou cerca de dez minutos. A aprovação do crédito, mais 17 minutos. "Já foi bem pior. Cheguei a desistir de várias compras por causa do processo de crediário demorado", conta Formagio. A máquina fotográfica que, à vista, custava R$ 69,00 saiu por R$ 83,20 (quatro prestações de R$ 20,80). "O que está ruim é a taxa de juros, de 8% ao mês." Formagio diz que normalmente compra a prazo. "Acabei de quitar um carnê na Arapuã. Também sou cliente da G. Aronson." Ele diz que começou a utilizar o sistema de crediário das lojas depois que se casou -há nove meses. "Agora, como a despesa é maior, tenho que entrar no crediário." A poucos metros da Casas Bahia, no Mappin, na praça Ramos, Maria de Lourdes Fernandes Barros aprovou a agilidade na liberação do crédito para a compra de material escolar para a filha Naiane, 9. "Tudo demorou cinco minutos, porque já sou cliente do Mappin", diz ela. A compra de Maria de Lourdes foi de R$ 32,50. Decidiu parcelar em duas vezes sem entrada -duas prestações de R$ 20,50. Assim como Formagio, ela não tinha do que reclamar da rapidez na liberação do crédito. Mas não gostou das taxas de juros -em torno de 10% ao mês. "Mesmo assim, compro a prazo. Não tenho dinheiro para pagar à vista." Calote O interesse das financeiras em modernizar o sistema de concessão de crédito é também se proteger de um possível calote. Esse é um dos motivos que está fazendo com que o Banco Cacique e a Credial, por exemplo, invistam pesado nesse setor. "O sistema mais ágil diminui o risco da inadimplência", diz Wanderley Vettore, diretor do Banco Cacique. Antonio Celso Agostine, diretor da Credial Financeira, conta que o atraso no pagamento do crediário superior a 120 dias ainda é elevado na sua empresa. Hoje, responde por 12% das vendas a prazo. Em março de 95, chegou a 20%. E a média histórica é de 9%. (FF e MCh) Texto Anterior: Lojas investem US$ 40 milhões no crediário Próximo Texto: Cliente deve evitar longo prazo Índice |
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