São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 1996
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Espaço ganha status e até especialistas

DA REDAÇÃO

O espaço destinado aos carros possui tanta importância que já existem empresas e profissionais que se dedicam exclusivamente a projetar ou reordenar garagens.
É o caso da arquiteta Fadva Ghobar, 38, que há 15 anos presta consultoria sobre garagens a construtoras como Encol, JHS, Augusto Velloso, entre outras.
Autora do livro "Por Dentro das Garagens", escrito para uso interno da Encol, Fadva acredita que cerca de 50% dos edifícios residenciais e comerciais de São Paulo apresentam falhas na construção de suas garagens.
Ela diz que seu trabalho é tentar fazer com que o tratamento arquitetônico que envolve a edificação seja estendido à garagem, e que tecnicamente o projeto resolva as questões de forma mais racional.
Fadva afirma que só agora as construtoras estão dando mais importância à estética e à melhor ocupação dos espaços subterrâneos dos condomínios.
"Não temos tradição nessa área e a garagem sempre foi relegada a um segundo plano."
A arquiteta, no entanto, vê uma melhora nesse panorama. "Em primeiro lugar, porque o consumidor está mais atento. Em segundo, porque as empresas se convenceram de que uma boa garagem significa vendas mais fáceis", diz.
O arquiteto Roberto Camdusso considera que a garagem determina o padrão e o valor do próprio imóvel. "A vaga ainda é uma pequena mordomia e tem mais espaço quem tem mais dinheiro. O número de vagas acaba é que dá o status do apartamento."
E é o aspecto econômico o maior obstáculo encontrado pelas construtoras. Os custos da construção de garagens são crescentes em função da distância do andar térreo. Isto quer dizer que quanto mais profunda for a escavação maior será o custo final em proporção ao número de subsolos.
"O estudo do subsolo é fundamental para escolher o tipo de empreendimento que se vai construir", afirma o arquiteto Gil Carvalho. Ele vê nisso uma dificuldade constante para o setor da construção. "Hoje, um imóvel de bom padrão exige no mínimo três vagas e isso é cada vez mais difícil de se conseguir em função dos custos de escavação de subsolos."

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