São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clinton vence qualquer adversário em pesquisa

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Se a eleição presidencial americana fosse realizada agora, o presidente Bill Clinton venceria com facilidade qualquer dos três principais aspirantes à candidatura do Partido Republicano, de oposição.
É o que revela pesquisa de intenção de voto do instituto Yankelovich, divulgada na noite de sexta-feira.
Bob Dole, com quem estava empatado há um mês, Clinton venceria por 52% dos votos a 39%. Pat Buchanan seria batido por 54% a 35%, e Lamar Alexander, por 53% a 35%. Steve Forbes não foi incluído na pesquisa.
Entre os eleitores republicanos em todo o país, Dole continua o favorito disparado, apesar da derrota em New Hampshire: 36% das preferências, contra 21% para Buchanan, 18% para Alexander e 8% para Forbes.
Ontem, os republicanos disputaram 12 delegados para a convenção nacional do partido no Estado de Delaware, o segundo menor em tamanho do país.
O primeiro colocado ficaria com os votos dos 12 (num total de 1.984). As pesquisas de intenção de voto mostravam Dole com 32% das preferências, bem à frente de Buchanan (21%), Forbes (19%) e Alexander (16%).
Para Forbes, não chegar pelo menos em segundo em Delaware terá sido um vexame. Ele foi o único entre os seus principais adversários a ter investido tempo e dinheiro neste pequeno Estado da Costa Leste do país.
Só ele passou o dia ontem em campanha pelos votos dos 120 mil eleitores republicanos locais habilitados a votar.
Delaware foi o primeiro Estado da União a ratificar a Constituição dos Estados Unidos. Mas, apesar da importância histórica, está para a Pensilvânia como o Espírito Santo para o Rio de Janeiro: uma espécie de colônia.
A previsão era de que as urnas fechassem às 19h locais (21h em Brasília). Na terça-feira, acontecem as primárias dos Estados de Arizona, Dakota do Sul e Dakota do Norte (oeste do país), com 75 delegados em jogo.

Texto Anterior: EM RESUMO
Próximo Texto: Dissidente saudita quer asilo no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.