São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 1996
Próximo Texto | Índice

"Carro do povo" comemora 60 anos

DA REPORTAGEM LOCAL

O automóvel mais vendido do Brasil está comemorando neste mês 60 anos de idade. Com mais de 3,3 milhões de unidades produzidas no país, o Fusca ainda encanta gerações do mundo inteiro.
Em fevereiro de 1936, o idealizador do projeto do "carro do povo", Ferdinand Porsche, apresentou dois protótipos acabados -denominados V1 e V2- no salão de exposições da Daimler, em Berlim, Alemanha.
Esses dois carros, porém, já haviam sido apresentados a Adolf Hitler e a seus asseclas em outubro de 35, na Floresta Negra, ainda com vários ajustes a serem feitos. A Volkswagen considera essa data como o "marco zero" do Fusca, comemorada ano passado.
O então todo-poderoso da Alemanha, Hitler, havia encomendado a Porsche um veículo que deveria ser barato o suficiente para ocupar as garagens de cada trabalhador alemão.
Em decorrência dessa intenção do "füher", aconteceu um fato curioso. Nenhuma indústria automobilística da Alemanha concordou em fazer o Fusca. Todas já tinham projetos próprios para montar carros pequenos.
Hitler queria produzir 1,5 milhão de carros por ano, só que todas as fábricas juntas não tinham capacidade para tanto.
Obstinado pela idéia, Hitler decidiu então construir sua própria fábrica, em 1939, batizada Volkswagen -carro do povo, em tradução do alemão.
Como logo depois teve início a Segunda Guerra, curiosamente, a Volkswagen não chegou a produzir nenhum Fusca "civil".
A fábrica passou a montar veículos militares com o chassi do Fusca, entre os quais o "anfíbio" Schwimmwagen.
Automóveis feitos para particulares só foram produzidos depois do final da guerra. Com a queda de Hitler, um grupo de voluntários passou a comandar o que havia restado da Volkswagen.
Popularidade
Apesar da popularidade conquistada, por ser barato, compacto e resistente, o "besouro" -apelido dado pelo jornal norte-americano "New York Times", em 1938- atualmente só é produzido no México e no Brasil.
Na Alemanha, seu país de origem, o "carro do povo" foi aposentado há 18 anos.
Atualmente, as vendas no país são minguadas. No mês passado, foram 573 unidades -da fábrica para as revendas. É por isso que muitos gerentes de concessionárias apostam no fim de sua produção ainda para este ano.
A Volkswagen estima que haja dois milhões de Fusca rodando pelas ruas do Brasil. No mundo todo, foram produzidas mais de 20 milhões de unidades.

LEIA MAIS
sobre o Fusca na pág. 7-14

Próximo Texto: Procura por 'populares' se estabiliza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.