São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fusca tem bom motor e pouco conforto

HENRIQUE SKUJIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Quando a Volkswagen relançou o Fusca, em 1993, uma das peças publicitárias dizia "de 0 a 100 no tempo suficiente", referindo-se ao tempo necessário para o carro atingir 100 km/h.
A campanha tinha razão: o desempenho do Fusca é suficiente para rodar na cidade e até para se aventurar em viagens mais longas.
Comparado com os concorrentes de sua faixa de preço (Corsa, Gol 1.000, Hobby e Mille), o Fusca tem o melhor desempenho. O carro conta com motor de 1.600 centímetros cúbicos (cc), contra os 1.000 cc dos concorrentes.
Além disso, o motor de torque (força em baixa rotação) alto reduz a necessidade de troca de marchas, facilitando a dirigibilidade do carro. A terceira marcha dá conta de retomadas de velocidade e funciona bem em baixa e alta rotação.
Outra grande qualidade do Fusca é sua robustez. A suspensão forte leva bem o carro em terrenos acidentados, ruas da cidade e estradas de terra.
Mas as virtudes do Fusca ficam por aí. O projeto de 1936 pouco evoluiu nessas seis décadas.
O carro conta com transmissão manual de quatro marchas. É o único carro nacional produzido em série com essa característica -e talvez o único no mundo. Em altas rotações, o motor pede uma quinta marcha e perde potência.
A alavanca de câmbio tem empunhadura rudimentar e a troca de marchas é dura e imprecisa.
Enquanto o carro é grande por fora -maior que os concorrentes-, o espaço interno é limitado. O motorista tem pouco mobilidade para os ombros e braços. O painel não traz porta-objetos e oferece apenas o indispensável.
O motor traseiro "joga" o porta-malas para a dianteira, limitando seu espaço útil.
O nível de ruído é elevado, tanto para o motorista como para quem está do lado de fora.
As manobras ficam prejudicadas pelo volante grande e pela visibilidade limitada na dianteira, causada pelo capô alto, e na traseira, pelo pequeno vidro.
O espelho retrovisor do lado do motorista se move com o carro em alta velocidade devido ao vento. Além disso, o retrovisor externo do lado direito não é item de série.

Texto Anterior: Exportação; Segurança
Próximo Texto: Usuários não abrem mão do velho 'besouro'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.