São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Índice

Conheça o carro que anda na terra e na água

LUCIANO SOMENZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

Mesmo nos dias atuais, é difícil imaginar um automóvel pequeno que seja capaz de andar na terra e logo em seguida navegar por águas profundas.
Uma das inúmeras versões do Fusca, conhecida como Schwimmwagen -carro nadador, em tradução literal do alemão-, consegue realizar esse feito.
Um exemplar desse incrível veículo roda nas ruas de São Bernardo do Campo, na região do Grande ABCD, e navega sem problemas na represa Billings.
Seu proprietário é o comerciante Erineu Cicarelli, 54, que diz ter gasto cerca de US$ 30 mil para restaurá-lo. Segundo ele, há apenas três exemplares desse veículo no Brasil.
Produzido entre 42 e 44, para combater na África, durante a Segunda Guerra, o Fusca "anfíbio" foi encomendado pelo governo alemão a Ferdinand Porsche, seu idealizador.
O carro é equipado com motor Volkswagen 1.300 -o original era de 1.130 centímetros cúbicos (cc)-, suspensões independentes nas quatro rodas, além de tração e reduzida.
A Folha acompanhou Cicarelli num passeio de uma margem a outra na Billings. O carro sai da terra e entra na água sem dificuldades.
Para navegar, basta abaixar uma hélice retrátil na traseira, que recebe a força vinda do motor. A própria direção serve para controlar o leme, no caso, as rodas dianteiras.
A melhor sensação é quando o carro deixa a terra. A água chega a atingir mais da metade do capô e a impressão é de que toda a embarcação vai afundar. Depois de poucos segundos, o "anfíbio" retoma seu prumo na superfície.
"Acordo bem cedo para poder navegar na Billings. Para mim, isso é como uma terapia", afirma.
O carro desenvolve uma velocidade de 4 nós -7,4 km/h. Na terra, chega aos 80 km/h.
Foram produzidos 14.283 Fusca Schwimmwagen para fins militares. Estima-se que ainda há no mundo 150 exemplares.

Texto Anterior: Ex-proprietários apontam defeitos do modelo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.