São Paulo, segunda-feira, 26 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Índice

QUAL É A TERRA DAS BATATAS PÚRPURAS?

Quando se fala em variedade, o Peru é a capital mundial das batatas. Apesar de dois terços da colheita mundial de batatas ser proveniente da Europa, a produção não pode ser nem remotamente comparada com a diversidade de tubérculos encontrada nesse país sul-americano. As batatas peruanas existem em uma gama de cores que vai do púrpura ao azul, do amarelo ao marrom. Também existe uma grande variedade quando se fala em tamanho e textura. Algumas são tão pequenas como nozes, outras são grandes como mamões papaia.
O sabor das diferentes batatas varia consideravelmente. Isso explica porque esses vegetais são utilizados no preparo de todo tipo de pratos, de aperitivos a sobremesas.
As batatas peruanas datam do império inca. No auge desse império, no século 16, os índios camponeses aprenderam como cortar "terraços" nas íngremes colinas do Andes e a adaptar seu cultivo aos diferentes climas da região. Quando os conquistadores espanhóis ocuparam a região, obrigaram os índios a cultivarem outros produtos provenientes da Europa, como o trigo, a cevada, os feijões e as cenouras, no lugar de basear sua dieta exclusivamente nas batatas.
Agora os cientistas tentam recuperar algumas das variedades de batatas cultivadas na América do Sul com a esperança de as converter em um dos elementos básicos para combater a fome no mundo todo.

Texto Anterior: Monóxido de carbono é um gás tóxico que pode até causar morte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.