São Paulo, terça-feira, 27 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fernando Henrique faz elogios a peruano

SILVANA DE FREITAS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso disse ontem não ficar constrangido ao receber visita oficial do presidente do Peru, Alberto Fujimori. Em abril de 1992, ele deu um golpe e fechou o Congresso e o Judiciário.
FHC conversou com Fujimori durante quase duas horas, pela manhã, no Planalto, e o recebeu em almoço no Itamaraty.
Indagado se não se sentia constrangido em razão do passado político de Fujimori, FHC afirmou: "Ele foi eleito pelo povo. É democrático".
FHC elogiou Fujimori em discurso durante o almoço. Disse que a união entre Brasil e Peru "ganhou vigor pelo compromisso com reformas estruturais e com uma nova estratégia de desenvolvimento", que permitem a ambos os países "lidar com um mundo em rápida transformação".
O presidente afirmou que "é a legitimidade democrática que dá força e sustentação às políticas econômicas". Abordou a possibilidade de integração do Peru ao Mercosul. Disse que deseja a ampliação das relações comerciais e de cooperação entre os dois países.
Para FHC, os dois países têm "uma amizade que traduz uma história de paz e entendimento".
Fernando Henrique e Alberto Fujimori conversaram sobre assuntos de interesse comum, como o projeto da ligação rodoviária que permitirá ao Brasil ter acesso ao oceano Pacífico e o desenvolvimento da Amazônia.
Eles assinaram um convênio para recuperação mútua de bens culturais, arqueológicos e históricos roubados ou exportados ilicitamente (incluindo objetos de sítios arqueológicos e igrejas) e dois atos em que afirmam interesse em ampliar relações entre os dois países.
Ao posar para fotos, FHC disse ao visitante ser proprietário de um sítio (fazenda Córrego da Ponte, em Buritis-MG), comentou o período de seca em Brasília e mostrou a vista de seu gabinete.
À noite, FHC participou de jantar oferecido por Fujimori na Embaixada do Peru.
O porta-voz da Presidência, Sergio Amaral, disse que FHC não tomou conhecimento da nota do PT que condena o fato de ele ter recebido Fujimori.
"O presidente Fernando Henrique visitou e recebeu vários presidentes e líderes governamentais dos mais diferentes matizes e regimes políticos e durante as audiências, em nenhum momento, esse foi um fator questionado", disse.
Disse que não houve descaso do Itamaraty na recepção a Fujimori na Base Aérea de Brasília, quando foi recebido pelo chefe do Cerimonial do Itamaraty, cargo de segundo escalão. "Está se tornando uma praxe na maioria dos países o visitante ser recebido pelo chefe do Cerimonial. O presidente Fernando Henrique, em muitas viagens, foi recebido assim."

Texto Anterior: Oposição faz protesto na visita de FHC a Manaus
Próximo Texto: Leia a íntegra do discurso de Fernando Henrique
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.