São Paulo, quinta-feira, 29 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Time do Pré quer nova Lei do Passe

MÁRIO MAGALHÃES E MARCELO DAMATO
ENVIADOS ESPECIAIS A TANDIL (ARGENTINA)

Os jogadores da seleção pré-olímpica defendem mudanças na Lei do Passe, mas o técnico Zagallo é contra.
O meia Beto disse que a Lei do Passe brasileira torna o atleta um "escravo".
"Tem muito exemplo disso no Botafogo, onde jogo. Tem jogador que não vai bem que poderia ter uma chance em outro lugar."
O meia Marcelinho Souza e o lateral André preferem uma posição intermediária, como a que consta do anteprojeto que deverá ser enviado pelo Ministério dos Esportes ao Congresso do Brasil.
"Pela leia atual, o jogador não é escravo, mas fica limitado profissionalmente"', afirma André.
"Às vezes, o clube não quer o jogador, mas cria obstáculos para ele sair", diz Marcelinho Souza.
Pela proposta do ministro Edson Arantes do Nascimento, Pelé, o clube teria direito de fazer um contrato por tempo determinado com o jogador que revelasse (com prazo entre três e cinco anos).
Nesse tempo, o clube poderia cobrar pela transferência. Depois disso, o jogador ficaria livre.
A mudança da legislação européia sobre transferências favorece os brasileiros que estão lá.
"Se a mudança for aprovada, só vou precisar ficar uma temporada, e não mais três, para ter os mesmos direitos que um italiano", diz o atacante Caio, que tem dupla nacionalidade (italiana e brasileira).
O lateral-esquerdo Roberto Carlos poderá aproveitar a mudança na legislação européia para realizar um desejo. "Em 1998, quando terminar meu contrato, tenho planos de voltar para o Brasil."
Já Zagallo disse que a lei européia vai causar problemas. "Um clube pode contratar os jogadores do Milan de uma vez e de pequeno passar a grande num momento."

Texto Anterior: Weah diz que não corria em acidente; Jogadores propõem acordo coletivo; Botafogo tenta título carioca hoje à noite; Santos estréia Clóvis contra o Mogi Mirim; Guarani dispensa 5 jogadores titulares; Ajax conquista a Supercopa européia
Próximo Texto: ENTENDA O CASO BOSMAN
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.