São Paulo, sexta-feira, 1 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretórios do PSB querem expulsar Gibson

DA AGÊNCIA FOLHA

Diversos políticos e diretórios regionais do PSB defendem a expulsão do deputado federal Nilson Gibson (PSB-PE), que defende a manutenção do IPC (Instituto de Previdência dos Congressistas).
O presidente do PSB, o governador Miguel Arraes, de Pernambuco, disse que apóia o fim do IPC, mas não comenta a possibilidade de afastar o deputado.
O presidente do partido em Pernambuco, Miguel Batista, disse que Gibson deverá ser ouvido pela Comissão de Ética do PSB e poderá ser punido caso defenda a manutenção de privilégios. Seu caso será discutido nos dias 8 a 10 de março, durante o congresso nacional do partido, em Brasília.
O prefeito de Maceió (AL), Ronaldo Lessa, afirmou que quer o deputado fora do PSB. Lessa disse que a atuação de Gibson em defesa do IPC é "inadmissível" e contraria os princípios do partido.
O diretório do Rio Grande do Sul vai pedir a expulsão de Gibson. O pedido será feito pelo presidente regional, deputado estadual Beto Albuquerque: "O PSB nunca esteve ao lado dos privilégios."
O diretório do PSB no Ceará enviou ofício ontem ao Diretório Nacional solicitando que Gibson seja desautorizado a falar em nome do partido. Segundo o secretário-geral do PSB cearense, Joaci Lopes, a defesa do IPC feita por Gibson é incompatível com "os princípios elementares" do PSB.
O secretário-geral do PSB no Paraná, o vereador Arno Giesen, disse que a atuação de Gibson causou "mal-estar nos militantes" e que vai defender que o partido "tome providências contra ele".
O presidente estadual do PSB em Minas Gerais, Everaldo Crispim, disse ontem que o diretório regional já pediu à direção nacional que tome "providências" quanto às declarações de Gibson. Ele ressalva, porém, que o deputado "tem de ter direito à defesa".
O presidente do diretório de Santa Catarina, Gelson Luiz de Albuquerque, disse que Gibson defende a restituição do dinheiro que já foi contribuído pelos deputados, e não a manutenção do IPC.

Texto Anterior: PMDB recua e emperra o projeto que acaba com IPC
Próximo Texto: Magalhães Teixeira morre aos 58; FHC envia representante a enterro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.