São Paulo, sexta-feira, 1 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Economista quer 2 'BCs'

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da Ordem dos Economistas de São Paulo, Ibrahim João Elias, entende que o Banco Central deveria ser dividido em dois. Um para cuidar de política monetária, outro para a fiscalização dos bancos.
Segundo o economista, essa é a única maneira de impedir que as razões de política monetária atrapalhem a ação da fiscalização.
Segundo Elias, que trabalhou no BC na gestão de Afonso Pastore, em 1984, pode-se tomar como modelo a estrutura norte-americana.
O Federal Reserve, o BC americano, cuida apenas de política monetária (taxa de juros, câmbio etc.).
Uma outra instituição fiscaliza os bancos. No Brasil, poderia ser a atual Comissão de Valores Mobiliários, que fiscaliza o mercado de capitais, "mas desde que melhor aparelhada" ressalva Elias.
Além disso, diz, a legislação bancária precisa ser mais precisa. Hoje, ela ela permite que o BC faça tudo. Mas não determina, por exemplo, em que condições uma intervenção tem necessariamente que ser feita.

Texto Anterior: Caso Nacional assusta investidor externo
Próximo Texto: Auditor diz que objetivo "não é pegar ladrão"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.