São Paulo, sexta-feira, 1 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente de estatal de SE admite usar cargo para beneficiar tucanos

DENISE MADUEÑO
DANIEL BRAMATTI

DENISE MADUEÑO; DANIEL BRAMATTI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente da Telegipe (estatal de telecomunicações de Sergipe), Acival Gomes, admitiu que usa verbas politicamente.
Gomes, também presidente do PSDB no Estado, disse -em entrevista à rádio "Progresso", de Lagarto (SE)- que só instala postos telefônicos que beneficiem aliados do governador Albano Franco (PSDB) e do presidente Fernando Henrique Cardoso.
"Enquanto eu for presidente da empresa, as ações administrativas serão feitas em comum acordo com os aliados do governador Albano Franco", afirmou o tucano.
A fita com a entrevista foi obtida pelo deputado Marcelo Déda (PT-SE). "O PSDB está montando o partido no país à custa da máquina do Estado", afirmou.
Durante a entrevista, o presidente da Telegipe procurou explicar por que ainda não havia inaugurado o posto telefônico do povoado Brasília, em Lagarto.
Ele disse que não o inauguraria enquanto o presidente da associação comunitária, Valdomiro de Souza, permanecesse no cargo.
Souza impediu a instalação de uma placa com propaganda do governador e do prefeito José Ribeiro (PSDB) no posto, construído em parceria entre a associação, o Banco do Brasil e a Telegipe.
Como punição, Gomes ameaçou transferir o posto para outro prédio, a menos que Souza perdesse o cargo para um aliado do prefeito tucano. O candidato de Gomes e do prefeito é Diógenes Batalha. A eleição para a presidência da associação será em junho.
Gomes confirmou ontem à Folha, por telefone, que deu a entrevista. Ele reafirmou a intenção de retirar o posto se não mudar o presidente da entidade, mas insistiu ao repórter: "Meu querido, isso tudo não passa de politicagem".
Indicações
O PSDB indicou os presidentes das estatais de telefonia dos três maiores colégios eleitorais do país -São Paulo, Rio e Minas Gerais.
Sampaio Dória, presidente da Telesp, foi indicado pelo governador Mário Covas. O ex-presidente nacional do PSDB Artur da Távola indicou Danilo Lobo para a presidência da Telerj, e, na Telemig, o escolhido foi o ex-presidente do PSDB mineiro Saulo Coelho.
Também foram contemplados o PFL, o PMDB, o PPB e o PTB.
Laços familiares também pesam. O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PSDB) indicou um irmão para a tele local. Em Santa Catarina, foi nomeado um primo do ex-governador Jorge Bornhausen (PFL), e, no Rio Grande do Norte, o pai do governador Garibaldi Alves Filho (PMDB).

Texto Anterior: Senado aprova novo fundo em definitivo
Próximo Texto: Marrey toma posse e critica antecessores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.