São Paulo, sexta-feira, 1 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'O Quatrilho' estréia em Nova York em mostra de cinema do MoMA

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

O longa brasileiro "O Quatrilho", de Fábio Barreto, que concorre ao Oscar de melhor filme estrangeiro, será exibido pela primeira vez em Nova York no dia 4 de março.
"O Quatrilho" participará de uma mostra organizada pelo MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova York) que tem como objetivo mostrar ao público norte-americano os filmes que concorrerão ao Oscar e que ainda não estão em cartaz no país.
Além de "O Quatrilho", o MoMA exibirá dois outros filmes indicados à categoria de melhor longa estrangeiro: o argelino "Dust of Life" e o sueco "A Beleza das Coisas" ("All Things Fair"), do diretor Bo Wildberg.
Os outros concorrentes do filme brasileiro -"A Excêntrica Família de Antonia" (Holanda) e "The Star Maker" (Itália)- são os mais conhecidos nos EUA até agora.
O filme holandês (que nos EUA se chama "Antonia's Line") estreou em quatro cinemas de Nova York há duas semanas, recebendo críticas favoráveis da imprensa.
A diretora Marleen Gorris fez de "Antonia's Line" uma saga feminista. O filme conta a história de Antonia, uma mulher que luta para conseguir espaço numa sociedade fechada às mulheres.
Suas memórias são contadas ao público pela neta, Sarah, com cenas da vida de Antonia em flashback. Como indica o título do filme em português, a vida da protagonista é cheia de excentricidades. E é justamente o uso do realismo fantástico que fez "Antonia's Line" popular nos EUA.
Outro candidato ao Oscar é o italiano "The Star Maker", dirigido por Giuseppe Tornatore e que estréia em grande circuito nos EUA na semana que vem.
Tornatore, que já havia conquistado o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1988, com "Cinema Paradiso", está apostando na campanha de marketing de lançamento do filme para conquistar pontos juntos ao membros da Academia.
"The Star Maker" conta a história de um jovem italiano da capital que resolve tentar a vida no interior do país e se apresenta como caça-talentos de um estúdio cinematográfico.
(DF)

Texto Anterior: Boal abre festival de artes em Hong Kong
Próximo Texto: "Opinião Nacional" comemora três anos e três pontos de audiência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.