São Paulo, sexta-feira, 1 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exposição polêmica sobre Freud será em 1998 nos EUA

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

A Biblioteca do Congresso dos EUA anunciou que inaugurará sua controversa exposição sobre Sigmund Freud em setembro de 1998.
A mostra, prevista antes para 1995, foi suspensa após 50 psiquiatras, historiadores e médicos a terem acusado de só mostrar visões favoráveis à psicanálise, criada por Freud (1856-1939).
O manifesto provocou debate acadêmico em vários países. A justificativa para suspender a exposição foi falta de verba.
Ao anunciar nova data para a inauguração, a biblioteca disse que tentará em dois anos obter a quantia de US$ 352 mil, o que falta em seu orçamento.
A comissão organizadora da mostra disse que vai ouvir um dos 50 críticos, o médico Oliver Sacks, antes de tomar a decisão final. Sacks disse que escreverá ensaio para o catálogo da exposição.
O objetivo oficial da exposição, a mais completa já realizada sobre Freud, é "explorar a influência de Freud e do pensamento psicanalítico na cultura do século 20".
A biblioteca cancelou em 95 exposição sobre escravidão depois de seus funcionários negros protestarem por não terem sido consultados sobre o conteúdo.
(CELS)

Texto Anterior: Clinton adverte Cuba sobre vôo de protesto
Próximo Texto: Hamas declara cessar-fogo até 8 de março e pede libertação de presos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.