São Paulo, domingo, 3 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mal-estar causa 'medo' de beber

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

O uso de remédios que provocam reações desagradáveis quando a pessoa bebe (conhecidos como drogas aversivas) continua a ser um dos recursos para o tratamento do alcoolismo.
Esses medicamentos provocam o bloqueio de uma enzima que age no metabolismo do álcool.
Como resultado, quando a pessoa ingere bebidas alcoólicas, há acúmulo de uma substância tóxica para o organismo -o acetaldeído.
Essa substância vai provocar mal-estar intenso, rubor facial, tontura, queda de pressão, náusea, vômitos e ansiedade intensa.
A pessoa se assusta com a reação e passa a ter medo de beber.
Quem toma esses medicamentos também precisa ter cuidado com produtos que tenham álcool em sua composição (como o minoxidil e as loções pós-barba). O álcool é absorvido pela pele e pode causar reações semelhantes àquelas provocadas pela bebida.
As drogas aversivas não devem ser usadas isoladamente para o tratamento do alcoolismo. Sem a combinação com um trabalho social e psicoterápico, o resultado é bastante limitado.
(JB)

Texto Anterior: Nova droga combate o alcoolismo
Próximo Texto: Pesquisa apura uso por alunos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.