São Paulo, domingo, 3 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lucas faz crítica à intervenção do Estado

MILTON GAMEZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Foi para as mãos de Robert Lucas o quinto dos cinco prêmios Nobel de Economia conquistados pela Universidade de Chicago nos últimos seis anos.
Lucas embolsou uma medalha de ouro, um certificado e US$ 1 milhão em dinheiro ao conquistar o Nobel em 1995, com base num trabalho fundamentado em 1973 -a teoria das expectativas racionais.
Só não ficou com todo o milhão de dólares porque teve de dividi-lo com sua ex-mulher, com quem tinha um trato nesse sentido caso ele vencesse a disputa até o ano de 1995.
O mérito de Lucas foi avançar ainda mais na crítica ao conceito de intervenção do Estado na economia, pregado por lorde Keynes e bombardeado por Milton Friedman, professor aposentado da escola de Chicago.
"Lucas entendeu que a idéia de tomar medidas monetárias para melhorar o emprego era destinada a falhar", diz o economista José Alexandre Scheinkman.
(MG)

Texto Anterior: Ortodoxia domina a escola
Próximo Texto: Herdeiro comanda banco há oito anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.