São Paulo, domingo, 3 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Amuletos e simpatias "protegem" carro

SÍLVIA ANGERAMI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

É crescente o número de motoristas que usam amuletos nos carros contra os perigos do trânsito e da violência das grandes cidades. Dependendo da crença ou religião, são adotados diferentes tipos de objetos "mágicos".
A assessora de imprensa Catarina Pierangeli, 29, optou pelo adesivo com o mantra OM, símbolo sagrado usado desde a antiguidade. Ela pôs o adesivo no vidro lateral traseiro, local visível pelo retrovisor de seu Seat Cordoba.
Apesar disso, Catarina envolveu-se num engavetamento na av. 23 de Maio (zona sul de São Paulo). Sem o adesivo, ela acredita que o acidente poderia ter sido mais grave. "O mantra atrai coisas boas e afasta as ruins".
A bruxinha Tripsy, criada e usada pela empresária Heloísa Galves, proprietária da loja Alemdalenda, também tem o objetivo de afastar o azar e dar proteção.
O presidente do Instituto Nacional de Segurança no Trânsito, engenheiro Roberto Scaringella, carrega em seu carro, desde 88, um terço trazido da ex-Iugoslávia.
"Esses amuletos são objetos que as pessoas usam em situações de risco, como andar no trânsito de uma grande cidade", diz.
Scaringella adverte que amuletos não adiantam se as condições de segurança não forem cuidadas. "Com pneu careca e sem freio, não há fitinha que aguente", diz.
O fiscal de garagens Renato Silva amarrou uma fitinha religiosa na placa de seu Monza. "Parece que estou mais protegido", afirma.
Por causa disso, ele está sujeito a multa de R$ 39,77, por trafegar com a placa parcialmente coberta, segundo o capitão Paulo Roberto Sinochiaro, do Comando de Policiamento de Trânsito.
Há 20 anos, a estatística Rita Cássia de Marco Molon usa um adesivo de um templo japonês no vidro dianteiro dos seus carros. A idéia foi dada por sua vizinha. O adesivo traz a frase: "Segurança no Trânsito". "Com ele fico mais tranquila."

Texto Anterior: CARTAS
Próximo Texto: Carro antigo é paixão para poucos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.