São Paulo, domingo, 3 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carro antigo é paixão para poucos

HENRIQUE SKUJIS

HENRIQUE SKUJIS; ROSANGELA DE MOURA
DA REPORTAGEM LOCAL

Colecionadores guardam raridades

ROSANGELA DE MOURA
Carros exóticos, raros e grandes, que pertenceram ao pai ou a pessoas famosas. Tudo é motivo para os colecionadores serem presença garantida em leilões e ampliarem seu acervo.
Og Pozzoli, considerado o maior colecionador do país, tem 132 carros. O mais antigo é uma jardineira da Fiat, fabricada em 1912.
Entre as 11 dúzias de veículos, estão um Packard 1946, usado pelos ex-presidentes Getúlio Vargas e Eurico Gaspar Dutra, e um Cadillac 1951, que pertenceu ao governo paulista.
Pozzoli iniciou sua coleção com um Opel P4 1937. "O dinheiro dava apenas para esse modelo. Depois comprei carros melhores, a coleção cresceu e tomei gosto pelo negócio", diz Pozzoli.
"Tenho um verdadeiro museu do automóvel", assegura. Pozzoli não permite visitas. "É um projeto para o futuro".
Fábio Steinbruch tem "mais ou menos" 20 carros. Para guardá-los, alugou uma garagem. Entre as raridades estão um De Tomaso Pantera 1974, um Simca Chambord 1962 e um FNM Fúria. "É o único no mundo", garante.
O engenheiro Dante Forestieri tem 23 automóveis. Entre eles, um Rolls-Royce Presidencial 1950, encomendado pelo ex-governador Adhemar de Barros e vendido para o cantor Erasmo Carlos.
Forestieri tem uma limusine Landau branca, que, segundo ele, foi um presente da Ford para o cantor Roberto Carlos em 1983.
A maior preciosidade da coleção do publicitário Mauro Salles é um Ford "Bigode" 1910, que, diz ele, é o carro mais antigo que roda no Brasil. Salles também tem um Renault Alpine 1965, já pilotado por Emerson e Wilson Fittipaldi.
Foi Salles que sugeriu o nome de Interlagos para a Willys, ganhando do fabricante o primeiro esportivo que saiu da linha de montagem. Nos finais de semana, o publicitário gosta de levar os netos para um passeio em suas raridades.

Texto Anterior: Amuletos e simpatias "protegem" carro
Próximo Texto: Conservação influencia preço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.