São Paulo, segunda-feira, 4 de março de 1996
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Piloto errou 4 vezes, diz comissão

VICTOR AGOSTINHO
ANDRÉ LOZANO

VICTOR AGOSTINHO; ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

Especialistas afirmam que comandante do avião procedeu de maneira incorreta

Três erros simultâneos, seguidos de um quarto procedimento incorreto, cometidos pelo piloto Jorge Germanos Martins, conforme a Comissão de Investigação de Acidentes Aeronáuticos, fizeram com que o Learjet 25 no qual estavam os integrantes dos Mamonas Assassinas tivesse que desistir de seu pouso no meio da operação.
O avião estava em velocidade alta demais, deslocado à esquerda em relação ao eixo da pista e muito mais alto do que deveria quando tentou aterrissar em Cumbica.
Uma das hipóteses para os três erros simultâneos pode ser a pouca experiência do piloto com o Learjet 25. Segundo a Folha apurou, o piloto Martins operava o Learjet 25 desde dezembro do ano passado.
Suas horas de vôo nesta aeronave somavam apenas cerca de 170. Antes de mudar para o Learjet 25, Martins pilotava o bimotor King Air. O co-piloto, Alberto Yoshihumi Takeda, 24, também estava se adaptando ao aparelho.
Isso fez com que o avião se dirigisse para a serra da Cantareira, com a qual se chocou a uma altura de 1.200 metros.
O major Felipe Barros, do Serviço Regional de Proteção ao Vôo do Ministério da Aeronáutica, disse que o Learjet 25 faz aterrissagens com velocidade média de 180 km/h. O avião tentou pousar ontem em Cumbica com velocidade de cerca de 250 km/h.
Na opinião do mecânico de aviões Antônio Alves de Souza, especializado na manutenção de Learjet, mesmo que estivesse a 250 km/h, numa pista como a de Cumbica, que tem mais de 3 km de extensão, um piloto experiente teria conseguido parar o avião sem precisar arremeter e sem que a operação fosse traumática para os passageiros.
O Learjet 25 em que estavam os músicos foi fabricado em 78 e estava "lindão, com tudo em cima", segundo o mecânico Souza, que afirmou ter visto o avião em várias oportunidades no hangar onde trabalha em Congonhas.
A investigação sobre o acidente estará concluída em 15 dias.

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