São Paulo, segunda-feira, 4 de março de 1996 |
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Piloto errou 4 vezes, diz comissão VICTOR AGOSTINHO VICTOR AGOSTINHO; ANDRÉ LOZANO
Três erros simultâneos, seguidos de um quarto procedimento incorreto, cometidos pelo piloto Jorge Germanos Martins, conforme a Comissão de Investigação de Acidentes Aeronáuticos, fizeram com que o Learjet 25 no qual estavam os integrantes dos Mamonas Assassinas tivesse que desistir de seu pouso no meio da operação. O avião estava em velocidade alta demais, deslocado à esquerda em relação ao eixo da pista e muito mais alto do que deveria quando tentou aterrissar em Cumbica. Uma das hipóteses para os três erros simultâneos pode ser a pouca experiência do piloto com o Learjet 25. Segundo a Folha apurou, o piloto Martins operava o Learjet 25 desde dezembro do ano passado. Suas horas de vôo nesta aeronave somavam apenas cerca de 170. Antes de mudar para o Learjet 25, Martins pilotava o bimotor King Air. O co-piloto, Alberto Yoshihumi Takeda, 24, também estava se adaptando ao aparelho. Isso fez com que o avião se dirigisse para a serra da Cantareira, com a qual se chocou a uma altura de 1.200 metros. O major Felipe Barros, do Serviço Regional de Proteção ao Vôo do Ministério da Aeronáutica, disse que o Learjet 25 faz aterrissagens com velocidade média de 180 km/h. O avião tentou pousar ontem em Cumbica com velocidade de cerca de 250 km/h. Na opinião do mecânico de aviões Antônio Alves de Souza, especializado na manutenção de Learjet, mesmo que estivesse a 250 km/h, numa pista como a de Cumbica, que tem mais de 3 km de extensão, um piloto experiente teria conseguido parar o avião sem precisar arremeter e sem que a operação fosse traumática para os passageiros. O Learjet 25 em que estavam os músicos foi fabricado em 78 e estava "lindão, com tudo em cima", segundo o mecânico Souza, que afirmou ter visto o avião em várias oportunidades no hangar onde trabalha em Congonhas. A investigação sobre o acidente estará concluída em 15 dias. Texto Anterior: Vocalista é o último a ser achado Próximo Texto: Assistente foi salvo por um encontro Índice |
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