São Paulo, segunda-feira, 4 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Direita faz acordo para o governo da Turquia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os partidos conservadores da Turquia uniram suas forças ontem em uma coalizão para impedir que os islâmicos cheguem ao poder.
A líder do Partido do Caminho Verdadeiro, a primeira-ministra interina Tansu Çiller, e o líder do Partido da Mãe Pátria, Mesut Yilmaz, decidiram que vão se revezar no cargo de primeiro-ministro.
O pacto encerra um período de turbulência política desde as eleições parlamentares de 24 de dezembro de 1995, vencidas pelo Partido do Bem-Estar (islâmico).
O partido recebeu o dever de formar o governo, mas não conseguiu. Seguiram-se então negociações entre os dois outros partidos, interrompidas várias vezes.
Pelo acordo, Yilmaz será premiê até o final de 1996. Çiller lidera o governo nos dois anos seguintes, e Yilmaz retoma então o posto. O governo deve ser aprovado pelo Parlamento em meados de março.

Texto Anterior: EM RESUMO
Próximo Texto: Atentado a bomba mata 19 em Israel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.