São Paulo, quarta-feira, 6 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Proer tem nova linha de crédito

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Proer (Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional) terá mais uma linha de financiamento com prazo de cinco anos para pagamento e com juros acima dos praticados atualmente, anunciou ontem o presidente do BC, Gustavo Loyola.
Essa linha de crédito será regulamentada pelo Conselho Monetário Nacional, disse Loyola durante as explicações ao Senado sobre como funciona o programa criado para salvar bancos em dificuldades financeiras.
Os juros acima das taxas de overnight serão praticadas nessa linha de crédito do Proer, segundo Loyola, de acordo com o que o banco pode pagar.
"Existem bancos que podem arcar com uma taxa maior", disse ele.
O presidente do BC quis mostrar que haverá um tratamento diferenciado para os bancos que solicitarem recursos do Proer.
Ele rebateu que o Proer tenha juros subsidiados.
Segundo ele, desde de dezembro de 1995 a taxa média dos empréstimos do Proer é de 11,78% acima da TR (Taxa Referencial).
O diretor de Política Monetária do BC, Alkimar Moura, disse que a liberação da linha de crédito ainda está em estudo e faz parte das três que já estão prevista na MP (medida provisória) que promovia e estimulava as fusões bancárias.
As fusões de instituições bancárias são consideradas essenciais para o saneamento do sistema financeiro nacional.

Texto Anterior: Advogado diz que BC sabia dos problemas
Próximo Texto: Outra empresa quer processar ex-donos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.