São Paulo, quarta-feira, 6 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta 'amaciar' a máquina, diz fabricante

DA REPORTAGEM LOCAL

Os problemas que a Folha está enfrentando com as suas novas impressoras serão resolvidos em breve, afirma Gerd Finkbeiner, diretor da Man Roland, a empresa alemã fabricante do equipamento.
"É como quando você tem um carro novo: leva algum tempo para amaciá-lo", disse ontem Finkbeiner, por telefone, da Alemanha.
"A Folha deu um grande passo ao produzir o seu jornal inteiramente em cores. Também é um grande passo para toda a empresa aprender a lidar com esse novo produto", disse.
Segundo o executivo, uma das impressoras, instalada há mais tempo, está "funcionando muito bem". A segundo impressora, em uso há poucas semanas, "ainda necessita de alguns ajustes".
Finkbeiner disse que a Man Roland enviou a São Paulo quatro especialistas em impressão para ajudar os técnicos da Folha.
Segundo o relato desses funcionários, as novas máquinas foram capazes de imprimir os 750 mil exemplares planejados em cor para a edição do último domingo.
"O atraso (que ocorreu na impressão) se deve ao grande salto que é imprimir um jornal totalmente em cores e, em segundo lugar, à necessidade de ainda otimizar a segunda impressora", disse.
Sobre os problemas que o jornal está enfrentando com a quebra de papel durante a impressão (veja quadro acima), Finkbeiner repete a argumentação. "Isso também é algo que vem com a experiência. As pessoas vão aprender brevemente a lidar com isso de forma mais eficiente".
O alimentador automático de papel, um moderno equipamento que ajudaria a diminuir os transtornos causados pelas quebras, não existia à época em que as impressoras foram adquiridas, em 1989, diz o executivo. "Seria muito complicado introduzir esse sistema nas unidades que já haviam sido enviadas ao Brasil", disse.
Novas impressoras que a Man Roland vendeu à Folha, e que devem chegar nos próximos dois meses, já contam com o alimentador automático de papel.
"Faremos tudo o que for necessário para ajudar a Folha a superar os seus problemas de impressão", disse Finkbeiner, 38. "A Folha e a Man Roland vão encontrar um meio para melhorar as coisas".

Texto Anterior: Entenda os problemas que a Folha está enfrentando
Próximo Texto: Cor sobrecarrega a produção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.