São Paulo, quarta-feira, 6 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cor sobrecarrega a produção

DA REPORTAGEM LOCAL

O ingresso da Folha na era da cor total causou um aumento em volume de trabalho gráfico. Até o último sábado, o jornal circulava com 10% de suas páginas coloridas. No domingo, o percentual saltou para 75% na edição São Paulo.
Antes do novo projeto gráfico, para fazer uma edição de 40 páginas (com quatro coloridas), era necessário produzir 52 fotolitos e 52 chapas. Agora, são necessários 176 fotolitos numa edição de 64 páginas, com cor em 48 páginas. Só nesse caso, o aumento foi de 238%.
Fotolito é uma espécie de filme da página, com o qual se sensibiliza a chapa de alumínio que será usada na impressão. Em páginas coloridas, precisa-se de quatro fotolitos: um vermelho, um azul, um amarelo e um preto. É da soma dessas cores que resulta a página colorida que o leitor vê no jornal.
Com mais cores, aumentou o tempo da pré-impressão -período que separa a conclusão das páginas na Redação do início da impressão. Nessa fase, são feitos os fotolitos e as chapas.
Antes da cor, a pré-impressão da Folha demorava 40 minutos. Na edição de terça-feira, o tempo foi de 3 horas e 46 minutos. A previsão inicial era de uma hora e meia.
Enquanto não forem resolvidos definitivamente os problemas na pré-impressão e na rodagem, o jornal está adotando medidas de emergência (veja quadro acima).
Os leitores que não receberam cadernos no último domingo serão ressarcidos. Suas assinaturas serão prorrogadas por três dias.

Texto Anterior: Falta 'amaciar' a máquina, diz fabricante
Próximo Texto: Designers aprovam nova letra da Folha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.