São Paulo, quarta-feira, 6 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia prende no CE acusado de liderar tráfico no Rio

PAULO MOTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

A Polícia Civil do Rio prendeu ontem em Fortaleza (CE) Ernaldo Pinto de Medeiros, conhecido por "Uê", 29, e sua mulher, Verônica Viana Lima.
Ele é apontado pela polícia como o mais importante traficante do Rio.
Segundo o delegado-geral da Polícia Civil do Ceará, Quintino Farias, os dois foram presos às 10h, no quarto 804 do hotel Seara, localizado na avenida Beira-Mar, no bairro Praia de Meireles.
A prisão de "Uê" foi feita por um grupo de 12 policiais da 32ª Delegacia de Polícia do Rio. Segundo Farias, "Uê" estava desarmado, não portava drogas e não ofereceu nenhuma reação à ordem de prisão.
O supervisor do hotel Seara, Francisco Cavalcante, disse que "Uê" havia se hospedado no hotel na sexta-feira passada, registrando-se com a carteira de identidade de Juarez Soares de Oliveira. Identificou-se como engenheiro.
Sua mulher, identificada como Verônica, estava hospedada no mesmo quarto. As carteiras de identidade do casal eram registradas como sendo da Secretaria da Segurança Pública da Bahia.
Segundo Cavalcante, o traficante pagou suas diárias adiantado e adotou um comportamento que ele considera "como normal para qualquer hóspede", sem levantar suspeitas.
O titular da 32ª DP do Rio, Reginaldo Guilherme, disse que a polícia perseguia "Uê" desde dezembro passado. Segundo ele, na semana passada, o traficante quase foi preso em São Paulo.
Segundo Guilherme, o cerco ao traficante foi montado a partir de "investigações sigilosas", sobre as quais não quis falar. Ele afirmou que os policiais que prenderam "Uê" chegaram a Fortaleza anteontem à noite.
Em entrevista concedida à Radio O Povo, de Fortaleza, às 14h03, Guilherme disse que a polícia cearense não tinha participado da prisão do traficante porque a operação tinha sido "altamente sigilosa" e que ele temia vazamento de informações.
Depois, Guilherme disse à Agência Folha, por telefone, que apesar de não ter participado do ato de prisão, a polícia cearense ajudou na operação de captura de "Uê". Segundo Farias, dois delegados cearenses trabalharam nas investigações da prisão do traficante.
Segundo Guilherme, "Uê" liderava o tráfico de drogas e armas na favela do Morro do Livramento, Morro do Adeus e Parque Alegria, no Rio de Janeiro.
Segundo o chefe de Polícia Civil do Rio, Hélio Luz, a polícia chegou ao traficante por meio da Operação Astra, criada para prender condenados judicialmente. Segundo Luz, Uê já fora condenado por tráfico.

Texto Anterior: Morte será investigada
Próximo Texto: Rodízio de carro vai ser obrigatório
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.