São Paulo, quarta-feira, 6 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rodízio de carro vai ser obrigatório

CLAUDIO AUGUSTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Quem não aderir ao rodízio de automóveis que deve vigorar em São Paulo entre maio e agosto (com exceção de julho) deste ano pode ser multado duas vezes.
A prefeitura e o Estado pretendem criar "multas ambientais" para quem descumprir o rodízio.
No caso da prefeitura, o projeto que será encaminhado para a Câmara nesta semana prevê multa de 300 Ufirs, o equivalente a R$ 248,61. No caso do Estado, a mensagem que Covas envia hoje à Assembléia estipula multa de R$ 200.
O motorista terá que deixar o carro na garagem pelo menos uma vez a cada 15 dias.
No rodízio deste ano, o mais provável é que carros com placas de final um se revezem com os de final seis. Na primeira segunda-feira, o carro com final um não circula. Na outra segunda, é o carro com final seis que deixa de circular. Na terça, o revezamento seria para os carros com final dois e sete. E assim por diante, de modo que 10% da frota sempre fique parada nos dias úteis.
Experiência
Em 95, a Cetesb (Companhia de Tecnologia em Saneamento Ambiental), empresa controlada pelo Estado, decretou um rodízio voluntário na cidade.
O objetivo da medida era reduzir o nível de poluição atmosférica, problema que se acentua no inverno. Cerca de 90% do monóxido de carbono lançado na atmosfera provêem da frota de veículos.

Texto Anterior: Polícia prende no CE acusado de liderar tráfico no Rio
Próximo Texto: Feldmann quer apenas 1 multa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.