São Paulo, quarta-feira, 6 de março de 1996
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Marca Senna se mantém na liderança

DA REPORTAGEM LOCAL

O piloto Ayrton Senna continua sendo campeão nas vendas de produtos que utilizam nomes de celebridades após a morte.
"O volume de fotolitos com a imagem de Senna para confecção de pôsters e camisetas foi recorde na minha empresa", diz Clodoaldo Dantas, da Oficina do Laser.
Segundo ele, na época da morte do piloto, a sua empresa chegou a produzir de dez a 15 fotolitos.
"Até hoje ainda faço fotolitos para pôsters do Senna", diz Arlindo Brogna Jr., sócio da Laser System.
Logo após a morte de Senna, em 1994, Miro Kabbach, da Tela Flor, conta que se recusou a atender encomenda de cerca de 50 mil peças com a figura do piloto.
É que a empresa tem como filosofia não explorar a morte de pessoas famosas. "Fiz, sim, muitas camisetas com a estampa do Senna para o Banco Nacional quando ele ainda era vivo", diz Kabbach.
Procurada ontem pela Folha, a Fundação Ayrton Senna não se manifestou.
Com a morte dos Mamonas, tanto Dantas quanto Brogna Jr. acreditam que as encomendas de fotolitos devem disparar. Só na segunda-feira, cinco pequenas editoras encomendaram à Oficina do Laser cinco fotolitos do grupo. A Laser System recebeu cerca de três pedidos no mesmo dia.
Gizele Santos, gerente comercial da Brasiliense, diz que dois livros lançados após a morte do piloto Ayrton Senna são grandes sucessos de vendas.
"Na noite de autógrafos foram comercializados quase 200 exemplares de cada um deles. É muito para um único dia", diz ela.
Pedro Herz, proprietário da Livraria Cultura, lembra que alguns autores de livros se tornam mais conhecidos após a morte -como alguns clássicos da literatura.

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