São Paulo, quarta-feira, 6 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vestuário é o perdedor no Plano Real

Preço de roupa cai 1,34% em 20 meses

DA REDAÇÃO

O setor de vestuário foi o grande perdedor em 20 meses de inflação do real. De julho de 94 a fevereirode 96, os preços acumulam queda de 1,34%, enquanto a inflação média do período foi de 48,95%.
As roupas de mulher lideram as baixas, com queda de 23,28%. Outro item que teve forte redução nos preços nominais foi o leite longa vida, que ficou 22,0% mais barato. Em termos reais, ou seja, acrescentada a inflação do período, esses produtos perderam, em média, 44% de seus preços.
Mas os grandes vilões da inflação no Plano Real foram aluguéis e serviços. Os aluguéis tiveram aumento nominal de 399% no período, enquanto no setor de serviços os aumentos somaram 137%.
As altas nesses setores, no entanto, estão com os dias contados. Heron do Carmo diz que, após seguidos aumentos, esses itens vão ficar mais comportados em 1996.
É o caso do aluguel, que subiu 134% nos últimos 12 meses, com média mensal de 7,3%. O acumulado do último trimestre foi de 10,5%, ou seja, 3,4% ao mês. Em fevereiro, a taxa já caiu para 2,16%.
Como em todo plano, o setor de prestação de serviços aproveita o aumento de poder de compra dos consumidores para reajustar.
Heron do Carmo acredita, no entanto, que esses setores não têm mais espaço para novos reajustes e podem até segurar a taxa de inflação nos próximos meses.

Texto Anterior: Empresas do Brasil querem competir no exterior
Próximo Texto: Preços sobem 0,4% no mês, diz Fipe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.