São Paulo, quarta-feira, 6 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preços sobem 0,4% no mês, diz Fipe

DA REDAÇÃO

A inflação recuou para 0,40% em fevereiro em São Paulo, a menor taxa registrada desde dezembro de 1972, conforme dados divulgados ontem pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
A redução da taxa para o patamar de 0,40%, a menor para os meses de fevereiro nos últimos 41 anos, já era prevista. Vários itens de pressão, em janeiro, reverteram tendência no mês passado.
À exceção de transportes e de despesas pessoais, todos os demais setores estão em queda ou subiram menos em fevereiro. Os principais responsáveis pela forte queda da taxa foram alimentação, vestuário e educação.
Após alta de 1,76% em janeiro, os alimentos tiveram queda de 0,16% no mês passado. Vestuário também teve grande participação na redução da taxa, ao registrar queda de 4,89%, acima do do mês anterior (-1,18%).
Educação, líder de aumento em janeiro, com 16,24%, manteve a liderança em fevereiro, mas com taxa bem menor: 2,56%.
A taxa de inflação acumula 2,23% no primeiro bimestre de 96, acima dos 2,13% do mesmo período de 1995. Heron do Carmo, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da Fipe, afirma que a tendência agora é de queda nas taxas acumuladas.
Nos últimos 12 meses, os preços subiram 23,28% em São Paulo, mas para todo o ano de 96 Heron já prevê taxa de 12%.

Texto Anterior: Vestuário é o perdedor no Plano Real
Próximo Texto: Metalúrgicos de SP ganham correção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.