São Paulo, quarta-feira, 6 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pai Ubu choca os burgueses há cem anos

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

"A ação que se verá agora se passa na Polônia. Ou seja, em lugar nenhum." É no mínimo irreverente, mas apenas o início de uma sucessão de saborosos disparates, encenados pela primeira vez em 1896 -há cem anos- e que estão na origem do "ubuesco", palavra incorporada, com o mesmo sentido, a algumas dezenas de idiomas.
O ubuesco é a caricatura da extravagância individual, colocada a serviço do poder exercido de forma grotesca.
"Pai Ubu", o personagem criado pelo francês Alfred Jarry, foi assim bem mais que uma peça de teatro em que o malcomportamento virou padrão estético. Para os surrealistas e dadaístas, Jarry virou o modelo da irracionalidade. Para os anarquistas uma visão didática de todo e qualquer Estado e para a psicanálise o paradoxo perfeito da ordem sob a modalidade do caos.
"Ubu", paródia de um clássico shakespeariano, "Lady Macbeth", é a história de um homem da corte instigado pela mulher a matar o rei e ocupar seu lugar no trono.
Concluída a operação, o poder pode ser exercido como pura tirania. Um decreto permite o desmiolar dos juristas para afastar o superego do direito. Os impostos vão ao estratosférico para engordar a fortuna do novo rei.
A vingança vem do príncipe legítimo, espécie de Hamlet, que sobreviveu ao massacre da família real. Aliado ao rei da Rússia, ele depõe o impostor, que por sua vez tem sua fortuna ilícita surrupiada por sua mulher.
Jarry não foi o autor de uma peça só. Escritor de pobreza formal num "fin-de-siècle" prostiano, ele se tornou polemista, biógrafo e romancista, mas sempre motivado pela mesma iconoclastia destinada a "chocar os burgueses". A longevidade de Ubu demonstra o quanto ele foi bem sucedido. A remontagem do espetáculo pelo Ornintorrinco repete a direção de Cacá Rosset e sua atuação no papel título. O papel de Mãe Ubu, há 11 anos interpretado por Rosy Campos, está agora com Lúcia Barroso. Eduardo Silva substitui Chiquinho Brandão, morto em 1993.
(JBN)

Texto Anterior: Temporada de 96 começa só agora em teatros de SP
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.