São Paulo, quarta-feira, 6 de março de 1996
Texto Anterior | Índice

Sai museu virtual com 33 quadros de Cézanne

CÁSSIO STARLING CARLOS
EDITOR-ADJUNTO DO MAIS!

O contato direto com obras de arte sempre foi cercado de dificuldades. As grandes retrospectivas nunca atravessam a linha do Equador, é preciso viajar, enfrentar filas, horários reduzidos etc. A opção para a maioria quase sempre foi recorrer a reproduções.
Agora, os museus virtuais podem resolver o problema. Acaba de ser lançado o excelente "Paul Cézanne" da coleção As obras-primas do museu D'Orsay, primeiro lançamento em português de CD-ROM de arte.
O CD-ROM reúne 33 obras do francês Paul Cézanne (1839-1906) do Museu D'Orsay em Paris. As obras compreendem desde o primeiro período do artista até a fase final, após a ruptura com os ideais estéticos do impressionismo.
O CD-ROM, para PC e Macintosh, traz três opções de percurso complementadas por um jogo, biografia e bibliografia.
A opção "obras" é impressionante. As telas aparecem suspensas num espaço virtual que reproduz uma paleta. Clicando-se o mouse nas laterais do monitor, pode-se deslocar no espaço e escolher outro quadro que esteja atrás ou ao lado.
A obra preenche a tela e abrem-se as opções "análise" e "detalhe". Na segunda pode-se escolher uma vista parcial de excelente definição e mover em qualquer direção.
O único inconveniente é a locução, feita numa voz amadora desagradável, que desconhece noções de pronúncia francesa. Mas basta cancelar o som para se livrar do inconveniente.

Onde encontrar - MSD: tel. (011) 820-5160; o preço sugerido é R$ 60

Texto Anterior: Obra mostra a história de Jerusalém
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.